Cólica Menstrual - Saiba mais sobre esse PROBLEMA!

DISMENORRÉIA OU CÓLICA MENSTRUAL


A cólica menstrual, chamada pelos médicos de dismenorréia, é uma queixa ginecológica muito comum, que acomete mais de metade das mulheres que menstruam. É caracterizada por dor abdominal e no baixo-ventre que acompanha a menstruação. A intensidade da dor varia muito de mulher para mulher, porém, entre as mulheres que têm cólica, uma a cada dez irá apresentar um quadro de dor tão forte que chega a ser incapacitante, ou seja, a impede de executar suas atividades diárias, além disso, bilhões de horas de trabalho são perdidas anualmente por conta da dismenorréia.

A cólica menstrual pode ocorrer durante uma menstruação normal, ou relacionada a alguma doença – por exemplo, o mioma uterino e outros tumores – ou ainda pelo uso de DIU.

Apesar de muitas mulheres acreditarem que a cólica menstrual é algo normal e que deve ser suportada “heroicamente”, isso não é verdade. Se você tem cólica menstrual, deverá procurar orientação médica. Seu ginecologista irá examiná-la e poderá pedir alguns exames para saber se sua cólica é causada por alguma doença.

Mesmo que a sua cólica menstrual não seja causada por doença, ela tem tratamento. Esse tratamento pode abranger medicação antiinflamatória, suplementação de vitaminas e uma dieta adequada.

Para prevenir a dismenorréia deve-se evitar todo excesso alimentar, como gordura animal, frituras, sal, açúcar e álcool. Praticar atividade física também é recomendável, pois os exercícios facilitam a vascularização da região abdominal, o que diminui a dor. No momento da cólica, compressas de água quente, massagens com óleos relaxantes no baixo - ventre e pequenos exercícios que estimulem o abdome diminuem a dor. O ginecologista é a pessoa mais indicada para determinar as causas, tratar a cólica menstrual e recomendar o melhor tratamento.

Comentários

Postagens mais visitadas