Guia de Viagem

JERUSALÉM

Introdução:

A descoberta de Jerusalém
A paz difícil na cidade santa dos hebreus, dos cristãos e dos muçulmanos.

Disputada por hebreus e muçulmanos, israelenses e palestinos, Jerusalém, a 800 metros acima do nível do mar, entre os montes da Judéia, é a chave do problema no oriente médio. Aqui, como em nenhum outro lugar do mundo, as três grandes religiões monoteístas- hebraicas cristãs e muçulmanas- devem conviver lado a lado, concentrando seus lugares sagrados na área da cidade velha.

Na colina do templo encontram-se a cúpula do rochedo e a mesquita AL aqsa, os centros mais significativos do Islam., depois de Meca e Medina. Nas imediatas vizinhanças, o muro das lamentações é o que resta do templo citado no velho testamento e é o lugar mais sagrado para os hebreus, onde costumam rezar. Á pouca distância ergue-se a igreja do santo sepulcro, construída pela mãe do imperador Constantino no lugar, segundo a tradição, da crucificação, sepultamento e ressurreição de Jesus. Em Jerusalém, cidade santa para os cristãos, hebreus e muçulmanos, há mais de mil igrejas, sinagogas e mesquitas. Sem dúvida, a presença de três religiões dá à cidade uma extraordinária força de atração. Mas a convivência não é fácil e a tolerância é uma virtude de poucos.

Onde nasceu Jesus

Não é possível programar uma viagem a Jerusalém sem prever uma ida a Belém. Para a visita bastará meio dia. A 10 km do centro da cidade santa, Belém (35.000 habitantes),à beira do deserto da Judéia, vive hoje do incessante afluxo dos peregrinos, que alcança seu apogeu na época de natal. O lugar de maior interesse é a basílica da natividade, uma das igrejas mais antigas do mundo construídas sobre a gruta onde, acredita-se, nasceu Jesus. O edifício conserva ainda, apesar das repetidas intervenções sofridas no tempo, a estrutura originária (século iv).

Daquela época são, por exemplo, as colunas em pedra vermelha das naves e o piso em mosaico. Na gruta, aonde se chega através da igreja vizinha de santa Catarina, uma estrela e uma inscrição foram confiados às igrejas católicas, Greco - ortodoxa e armênia, sempre em luta para a definição das respectivas competências.

Para completar a visita, aconselha-se uma excursão às ruínas do herodion, o grandioso complexo que Herodes mandou construir 8 km ao sul de Belém e que no século v foi transformado em mosteiro bizantino.

A estrada para Belém pode representar a chance de um agradável passeio no campo: a pé são necessárias duas horas e meia, que podem ser reduzidas, naturalmente, se fizer o primeiro trecho de ônibus, do centro até a periferia de Jerusalém

O que ver

Percorrer as estradas de David, Jesus e Maomé;
Uma emoção sem limites.

Jerusalém não é cidade que se possa visitar em dois dias, uma vida inteira não bastaria para conhecê-la totalmente: assim dizem com razão, os guias turísticos. Contudo, as agências de viagem israelenses não hesitam em propor aos clientes itinerários breves e brevíssimos, definidos pelo slogan “Jerusalém num dia”.

Nossas sugestões para uma visita à cidade

1. Muro das lamentações
O símbolo da história, da cultura e da religião de um povo: o lugar mais sagrado dos hebreus.

2. Cúpula do rochedo
Um monumento do islam. e um dos edifícios mais lindos do oriente médio.

3. Igreja do santo sepulcro
Aqui, segundo a tradição, aconteceram a crucificação, o sepultamento e a ressurreição de Jesus.

4. Bairro hebraico
Desde milênios o sinal da presença hebraica na cidade velha.

5. Mesquita al aqsa
A maior mesquita de Jerusalém, de extrema importância para todo o islam.

6. Monte das oliveiras
Aqui, no fim dos tempos, os homens enfrentarão o juízo de deus.

7. Maquete de Jerusalém antiga
Numa superfície de 100 m² uma reconstrução primorosa da cidade no tempo da dominação romana.

8. Via dolorosa
As quatorze estações da paixão de cristo, pelas ruas estreitas da cidade velha.

9. Meã shearim
A vida dos hebreus ortodoxos, baseada nos ensinamentos da torá.

10. Ophel
O jardim arqueológico: 2500 anos de história em 25 ruínas.

“augurai boa sorte a Jerusalém!” Proclama o salmo 122.

Reine a paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios. “Por amor de meus irmãos e amigos, haja paz em ti”.
Após esta breve viagem a Jerusalém nós que a conhecemos pela imaginação desejamos sem dúvida paz.

Aguardem: próxima dica de viagem

Roma

DR. SALOM KATZ

CRM 10904

Comentários

Postagens mais visitadas