Preste atenção á TV

Já parou  para pensar em quantas horas por dia seus filhos passam assistindo a programas televisivos? Pois uma pesquisa realizada em 20 cidades americanas fez isso e contatou que crianças com até 3 anos, quanto mais expostas a um televisor ligado, mais agressivas se tornavam.
Os pesquisadores, de Nova York Orleans entrevistaram mais de 3 mil mães, entrevistas feitas de maneira presencial, nas casas do grupo avaliado, ou por telefone. As mães foram perguntadas sobre quanto tempo os pequenos passavam diante de um televisor ligado, bem como aplicou-se uma avaliação de agressividade nos pequenos quando estes chegavam aos 3 anos de idade. As mães e as crianças foram acompanhadas por um período de 36 meses, entre os anos de 1998 e 2000. A pesquisa foi publicada na edição de novembro do periódico Archives of Pediatrics e Adolescent medicine, editado pela associação de médicos dos EUA.
Em 65% dos relatos das mães, o tempo diário que as crianças passavam em frente á telinha era superior a  três horas por dia, sendo que a média do grupo abordado era 5,2 horas diárias. O máximo recomendável para uma criança de três anos é  de duas horas por dia.
Mesmo quando eram descontados os fatores que mais contribuem  para um quadro agressivo, como vizinhança conturbada, violência doméstica e pais com histórico de depressão, a simples exposição direta ou indireta á programação causava um pequeno aumento em maus comportamentos, como agredir outras crianças, nervosismo e grito. Esse aumento era proporcional ao número de horas passadas em frente á TV, mas também ao tempo em que o televisor estava ligado e a criança não estava diante dele.
Segundo os especialistas, um dos motivos do comportamento mais agressivo nos pequenos é por assistirem a conteúdos que fogem da recomendação etária. Fora isso, o tempo passado em frente ao aparelho também concorre com aquele que seria gasto em outras  atividades que envolvem sociabilidade, como as interações normais entre pais e filhos, as brincadeiras de histórias. Fora isso, a televisão também disputa tempo com as horas de sono.
As recomendações de poucas horas de TV por dia tornam-se mais radicais ainda quando a criança tiver até 2 anos: para essas, nada de TV ou computador. Já nossa recomendação é aquela que todos dariam: aproveite esses primeiros anos da vida de seus filhos, pois eles passam rápido e são a chance de conhecer bem os cidadãos que está deixando para o mundo.


Comentários

Postagens mais visitadas