Cárie

ACREDITE, ELA PODE COLOCAR ATÉ SEU CORAÇÃO SOB RISCO

A ORIGEM DO BURACO

Tudo tem início quando a saliva não realiza uma de suas funções primordiais, que é ajudar a manter o ph da boca estável e, com isso, o esmalte, uma espécie de escudo da dentição, intacto.
Fatores como má alimentação e falta de higiene impedem que esse detergente natural equilibre o ph, abrindo alas para a acidez. Ela contribui para a explosão demográfica de bactérias que vivem ali sossegadas e são responsáveis por converter o açúcar dos alimentos em mais e mais ácidos. E esse círculo causa estragos.
Para afastar o risco de cárie e doenças periodontais, escovar os dentes corretamente é importante, mas a limpeza profissional também não deve ser desprezada.

LIMPEZA CERTEIRA

VAI E VEM CORRETO

A maneira mais eficaz de fazer o acessório trabalhar direito é movimentá-lo no sentido oposto ao da gengiva. Sempre.

DE PAR EM PAR

Na hora de empunhar a escova, encare os dentes de dois em dois.Assim, o tempo investido na higiene tende a ser maior.

NÃO SE ESQUEÇA DA LÍNGUA

O ideal é utilizar um limpador especial, porque as bactérias grudam nela também. Na falta dele, a escova cumpre bem esse papel.

Uma gengiva inflamada, ou uma cárie que já atingiu a raiz do dente, libera no corpo uma porção de substâncias inflamatórias.
A inflamação pode dificultar o fluxo de sangue até que ele pare totalmente, ao gerar coágulos ou placas que tampam 100% da passagem. É esse acidente de trânsito que deflagra infartos e derrames.

O elo entre saúde bucal e doenças cardiovasculares é tão relevante que desde 1977 existe no Incor uma divisão especialmente focada em tratar problemas na cavidade oral em pacientes cardíacos. A preocupação é justamente evitar o risco de endocardite, infecção grave com índice considerável de mortalidade.
Mesmo quem tem o peito batendo no ritmo certo não deve fugir da cadeira do dentista.
Apenas esse profissional consegue retirar todo o tártaro, placa bacteriana que enrijece após 48 horas sem remoção, e realizar o polimento, que evita por um bom tempo e adesão de novas placas.
Com a higiene em dia, é possível eliminar o perigo na boca e no coração.

FONTE: REVISTA SAÚDE É VITAL

Comentários

Postagens mais visitadas