sexta-feira, 27 de março de 2015

VISÃO GERAL SOBRE A GRAVIDEZ E AS ALTERAÇÕES GESTACIONAIS

A GRAVIDEZ É DIVIDIDA EM TRÊS TRIMESTRES:

  • Até 12° semana gestacional (primeiro trimestre);
  • A implantação do ovo fertilizado no útero ocorre de sete dez dias após a fertilização;
  • A mãe pode sentir náuseas ou ter vômito, ficar mais cansada e poder ter micções frequentes devido a pressão do útero em franco crescimento;
  • O tamanho dos seios aumenta;
  • Ocorre um pequeno ganho de peso: até 1.455g;
  • Podem ocorrer alterações emocionais;
  • Por volta do final da 12° semana, o feto tem de 6 a 7 cm de comprimento e pesa aproximadamente 20g.

    DA 13° a 26° SEMANA GESTACIONAL (SEGUNDO TRIMESTRE):

  • A gravidez torna-se agora, mais evidente;
  • A gestante começa a sentir os movimentos do bebê por volta da 20° semana;
  • Por volta do final do segundo trimestre, o feto tem cerca de 35cm de comprimento e pesa  aproximadamente 600g;
  • O feto possui sobrancelhas, cílios e unhas.
   DA 27° A 40° SEMANA GESTACIONAL (TERCEIRO TRIMESTRE):

  • Da 38° a 42° semana são consideradas nascimento a termo:
  • O útero apresenta-se muito grande e tem contrações regulares, embora, elas possam ser sentidas apenas ocasionalmente;
  • Queixas comuns no último trimestre são a micção frequente, a dor lombar, os edemas nas pernas e o cansaço, o fôlego curto e a constipação;
  • Nessa fase próxima do nascimento, o bebê terá de 40 a 49cm de comprimento e pesará em torno de 3.400g. Embora seja normal uma variação de 2.500g a 5.000g.


PROGRAMA GRADUAL DE EXERCÍCIOS FÍSICOS LEVES E DE BAIXO IMPACTO

ALONGAMENTO:
  • O alongamento é utilizado para aumentar a capacidade de resistência, força e tonicidade muscular. A meta do alongamento é recuperar o movimento normal das articulações prevenindo assim, contraturas e evitando lesões musculares, principalmente em gestantes.
  • O auto alongamento são exercícios de alongamento que se executa sozinho, ajudando a minimizar possíveis desconfortos posturais e/ou lesões osteomioarticulares.

quinta-feira, 26 de março de 2015

ANS SUSPENDE 70 PLANOS DE SAÚDE

 DISQUE ANS 0800-701-9656 (LIGAÇÃO GRATUITA)

DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8:00 ÀS 20:00 HORAS


DISPONÍVEL 24 HORAS POR DIA, ACESSE.


HORÁRIOS MÉDICOS: AS NEGOCIAÇÕES DO REAJUSTE PARA CONSULTAS DE PROCEDIMENTOS COM AS OPERADORAS DE SAÚDE TERMINAM EM 31/03/2015.

quarta-feira, 25 de março de 2015

FRASES

"Pequeno é o mundo dos que não sonham"

" Esqueça os piores momentos da sua vida e faça os melhores se tornarem inesquecíveis "

" Se o sorriso é sincero, o bem já aconteceu"

" O ser humano é feito de erros e a vida de acertos "

" O sorriso é um abraço que se dá de longe "

"Duvide do que é fácil. E não desista do que é difícil"

" Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional"

" Colecione momentos, não coisas ". 

FARINHAS FUNCIONAIS

As farinhas são práticas e fáceis de incluir na alimentação e, por isso, ganharam fama por ajudar no emagrecimento saudável.
Diversas farinhas obtidas através de frutas, legumes e sementes, fornecem muita fibra, o que auxilia a perder peso de várias formas: elas contêm pectina, uma fibra solúvel que forma um gel, ajudando a dar maior saciedade. Essa fibra reduz a absorção de carboidratos, evitando picos de insulina e queda bruscas da glicose no sangue, impedindo a vontade de beliscar entre as refeições

LINHAÇA
O processo de triturar a linhaça permite que o ômega 3 fique biodisponível, ou seja, é mais fácil para o corpo utilizar esta gordura com ação anti - inflamatória.



BERINJELA
Esse tipo de farinha contém fibra solúvel, que age na diminuição do colesterol e glicemia no sangue. " A farinha também protege as funções hepáticas, aumentando a produção da bílis, fazendo com que o combate ao colesterol seja feito com mais frequência.


BANANA VERDE 
É rica em potássio, fósforo, magnésio e zinco, sendo ótima alternativa para a saúde dos ossos, imunidade e fertilidade. Porém, a principal propriedade da farinha de banana verde é um amido resistente. Ele impede a absorção do açúcar contido nos carboidratos, evitando picos de glicose no sangue e o aumento da produção de insulina.


MARACUJÁ 
A farinha de maracujá é rica em fibras e pobre em carboidratos, por isso é a mais indicada para o controle da glicemia, sendo uma aliada para os diabéticos tipo 1 e 2. Quando feito da casca, é rica em pectina. 

UVA
Essa farinha é rica em antioxidantes e fonte de compostos fenólicos, como a luteonina, a quercetina, as procianidinase o resveratrol. As procianidinas e o resveratrol são agentes antioxidantes muito estudados nas doenças cardiovasculares, pois pesquisas mostram que eles agem diretamente na saúde do coração. Nesse caso essa farinha é indicada para quem quer ter os benefícios dos antioxidantes do vinho sem precisar tomá-lo todos os dias.

MUDAR OS HÁBITOS ALIMENTARES É O PRIMEIRO PASSO PÁRA EMAGRECER

Ao se fazer uma dieta, o emagrecimento é a principal vantagem adquirida. Por outro lado, com a reeducação alimentar é possível conquistar diversos benefícios para a saúde e o bem-estar. A reeducação alimentar transforma os hábitos alimentares de cada pessoa e proporciona uma perda de peso de forma saudável. Porém mesmo sendo muito comentado, ainda há dúvidas sobre esse processo.

A água é um suplemento altamente poderoso para o organismo. Tanto que qualquer processo de emagrecimento exige a ingestão de pelo menos dois litros de água diariamente. E você ainda pode melhorar a qualidade desse líquido!! Há alguns alimentos que enriquecem a água quando deixado de molho nela potencializam a dieta:
AMEIXA, LIMÃO, BERINJELA, E GENGIBRE SÃO EXEMPLOS DE BONS INGREDIENTES PARA TURBINA-LÁ. " Ela tem um papel fundamental na regulação de processos metabólicos no corpo, ou seja, a ingestão satisfatória de água resultará em muitos benefícios, dentre eles podemos citar o bom funcionamento intestinal"

E A ÁGUA MORNA?

A dieta feita com ingestão do líquido quente é originaria da medicina chinesa e é muito utilizada para melhorar a digestão e dar mais saciedade. " A água morna acalma o estômago e torna o processo de digestão mais lento, o que vai resultar na diminuição do apetite. Ao ter menos fome é mais fácil seguir um plano alimentar que deve ser prescrito por um nutricionista e acompanhado por atividade física " 

A TAPIOCA AJUDA A EMAGRECER E DÁ ENERGIA PARA O TREINO

A tapioca caiu no gosto popular e virou a queridinha do momento depois que seu valor nutritivo e sua eficácia nas dietas de emagrecimento tornaram-se conhecidos. Sem glúten ou gordura, ela é leve, prática e uma ótima aliada no processo de perda de peso. É uma substituta do pão, um carboidrato complexo de baixa caloria, baixo teor de gordura, rico em micronutrientes como cálcio, ferro e fósforo e livre de glúten, contribuindo de maneira significativa para o emagrecimento saudável." a tapioca também é rica em vitaminas, minerais e fibras, e o pão branco, por ser feito á base de farinha de trigo refinada, é pobre nestes nutrientes".
A tapioca entra substituindo o café da manhã e, para reduzir a carga glicêmica, é interessante acrescentar chia e farinha de linhaça ou de coco na massa, assim você emagrece mais rápido e a tapioca fica funcional, somando fibras na alimentação. Ajuda nos treinos, é uma alimentação saudável, tem um papel fundamental no cardápio das pessoas que fazem exercícios regulares.

Sugestões de recheios: dicas de acompanhamentos para a tapioca 

* semente de chia, ovo mexido com tomates, azeite, orégano, açafrão-da-terra e pimenta do reino; 

* creme de ricota light com geleia de frutas vermelhas sem açúcar e farinha de linhaça;


* sementes de gergelim, frango desfiado, mussarela de búfala, tomate e manjericão;

* banana amassada com canela e aveia 

* palmito, alho-poró, tomate e orégano.


quarta-feira, 18 de março de 2015

A PRIMEIRA CONSULTA NO GINECOLOGISTA...

MUITA CALMA NESSA HORA!
ANTES DE SURTAR AO LER ESSA PALAVRA ESTRANHA QUE, DE UMA HORA PARA OUTRA, PASSOU A FAZER PARTE DO SEU VOCABULÁRIO, ESTAMOS AQUI PRA TE AJUDAR.

ADOLESCENTE PODE FAZER CONSULTA COM GINECOLOGISTA SEM A MÃE?
•         A decisão de ir acompanhada ou não é sua e deve ser respeitada pelo médico. Há quem se sinta mais segura e há quem ache que ficará mais constrangida. O importante mesmo é estar tranquila e ter liberdade para falar numa boa com o médico.

TEM QUE CONTAR TUDO DA INTIMIDADE, COM QUEM "FICOU", SE "TRANSOU”?
•         Não cabe ao médico julgar ou dar opinião sobre sua vida sexual, muito menos avaliar parceiros. Mas é importante que ele saiba tudo, só assim será possível receber a melhor orientação e ser alertada caso haja algum risco.

ESSE EXAME DA PARTE INTERNA DÓI?
•         Pode causar algum desconforto, mas não dor. O médico faz o toque ginecológico, introduzindo o dedo na vagina para avaliar os órgãos genitais internos e utiliza um aparelho chamado “espéculo”, que aberto, permite visualizar melhor a vagina e o colo do útero. Neste momento é colhido o material para o exame de Papanicolau, que serve para o diagnóstico do câncer de colo de útero.

NA HORA DO EXAME, VOU TER QUE TIRAR TODA A ROUPA?
•         Sim, após se despir, você colocará um avental que será utilizado durante o exame.

COMO É FEITO O EXAME GINECOLÓGICO?
•         Deitada na mesa ginecológica, o médico faz primeiro um exame geral. Em seguida, na posição ginecológica (com as pernas erguidas e separadas), o exame da parte externa (vulva). Se a adolescente já teve alguma relação sexual, ela também fará o exame da parte interna genital (vagina, útero, ovário e trompas).


ESTRIAS E CELULITES

Estrias e celulites tem solução. Dê adeus às vilãs da beleza com alguns cuidados e mudanças de hábito bem simples.
Os dias estão cada vez mais quentes e, é claro que você não quer ficar escondendo o seu corpo.
No entanto, nem sempre é possível vestir um biquíni ou uma roupa mais curta sem preocupação. As estrias e celulites são os principais incômodos, mas saiba que dá para evitar esses e até trata-los, para exibir uma pele lisinha.


ESTRIAS
Surgem quando as fibras elásticas e de colágenos se rompem e formam cicatrizes. A pele, ao ser esticada, rapidamente em pouco tempo, por exemplo, durante o processo de crescimento, e na gravidez, não consegue se acostumar com a nova forma. No fim, ela estica, mas deixa marcas indesejáveis no corpo. 
"Existem outros fatores que contribuem para o surgimento das estrias, como ganho de peso em pequenos intervalos de tempo e o uso de alguns tipos de medicamentos, como os corticoides”, avalia Dra. Luciana. 
Segundo ela, as marcas aparecem com mais frequência nas áreas de dobras e onde há acúmulo de gordura; como coxas, glúteos, abdômen, braços e interior dos joelhos.
"Existem dois tipos de marca: As vermelhas são recentes e indicam que ainda há sangue circulando no local”, explica, “acrescentando que, com o passar do tempo, a pele vai perdendo a tonalidade até as estrias se tornarem brancas, as mais difíceis de serem removidas. A boa notícia é que quando se consegue que a estria desapareça por completo, ela não retorna”.

CELULITE

São bolsas de gorduras acumuladas por baixo da pele (um processo inflamatório) causando "covas" que dão aquele aspecto de "casca de laranja". "Não está ligada necessariamente ao peso excessivo, ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência", afirma a médica de São Paulo. 
A celulite ocorre por degeneração do tecido gorduroso com deficiência de circulação. "a falta de atividades físicas faz com que apareçam mais", alerta a Dra. Luciana Labouriau.

COMO EVITÁ-LAS?

Estrias: Controle de peso é uma das formas. Na puberdade a transformação do corpo é rápida, às vezes, não dá pra controlar. 
No entanto, manter uma alimentação saudável e a prática de exercícios ajuda bastante. Na gravidez, o ideal é evitar ganhar mais de 10 kg, orienta Dra. Luciana.

CELULITE: Além de atividades físicas e dieta balanceada, é preciso evitar bebidas gasosas. Passe longe dos refrigerantes!
"Utilize esfoliantes, cremes apropriados e tratamento estéticos", lembra a especialista do Rio de Janeiro.

Dicas:
*BEBA BASTANTE ÁGUA DIARIAMENTE;
*USE HIDRATANTE CORPORAL;
*EVITE ROUPAS MUITO JUSTAS;
*SUCOS, CHÁS NATURAIS E MUITA ÁGUA DE COCO;
*PREFIRA OS TEMPEROS NATURAIS;
*CONSUMA ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS;
*ALIMENTOS FONTE DE SILÍCIO COMO A AVEIA;
*ALIMENTOS ANTIOXIDANTES
*NÃO FIQUE SEM ÔMEGA 3, ENCONTRADOS NAS SEMENTES DE LINHAÇA E TAMBÉM NO ÓLEO DE PEIXE;
*EVITE CAFEÍNA E BEBIDAS ALCOÓLICAS;
*A CAMINHADA TAMBÉM É ALIADA NO TRATAMENTO DA CELULITE.

terça-feira, 17 de março de 2015

ÁGUA

Você sabia que se todos os moradores do país fechassem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivaleria a quase dois dias do volume de água que cai nas Cataratas do Iguaçu?
Ou seja, este gesto, aliado a outras ações diárias, faria grande diferença na economia da água e também no bolso.

segunda-feira, 16 de março de 2015

FRASES

"Ser chefe é fácil, basta dar um monte de ordens e broncas. Mas ser líder e fazer as coisas acontecerem é demorado e é para poucos."
Júlio Ribeiro


 O TEMPO
Somente ele se encarrega de por tudo no lugar enquanto isso, PACIÊNCIA E SABEDORIA são as palavras de ordem...


HOJE EU QUERO:
"Felicidade que se acumula e tristeza que se evapora."

ALCACHOFRAS



É uma planta europeia das regiões do mediterrâneo, sendo cultivada no sul da Europa, na Ásia menor e ainda na America do sul, principalmente no Brasil.

BENEFÍCIOS 

 A alcachofra possui muitos benefícios fitoterápicos, dentre eles, promove o funcionamento da vesícula e do fígado, melhora a digestão e auxilia na redução dos níveis de colesterol.
 No entanto, um dos benefícios mais falados, é que a alcachofra auxilia no processo e emagrecimento devido à sua propriedade diurética e reguladora da fome.
Ela é composta por fibras, inulina e também rica em vitaminas e minerais, como sódio, potássio, cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina C.

  • INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:

PSORÍASE, DOENÇAS DAS VIAS BILATERAIS E HEPÁTICAS, DIABETES, ICTERÍCIA, ECZEMAS, ANEMIA, COLESTEROL, HEMORRÓIDAS, BRONQUITE ASMÁTICA, HEPATITE, ETC.


MEXA-SE

Confira uma lista de atividades recomendadas pela personal Cloé Celentano para você começar a se exercitar ainda hoje.
  • Caminhada, bicicleta ou corda. 
  • Flexão braços.
  • Flexão pernas. 
  • Abdominais.
COMO FAZER:
Tanto para caminhar quanto para pedalar, recomenda-se começar com 20 minutos ao dia, na segunda semana, 30 minutos, e vai aumentando 10 minutos a cada semana, até atingir 1 hora de atividade. A caminhada deve ser forte, beirando o trote, onde a pessoa fique ofegante, mas consiga conversar. Pessoas com pouco mais de condicionamento podem pular corda.
Faça flexão de braços com os joelhos no chão. (Repetição: 2x15)
Sente-se em uma cadeira, eleve os braços acima da cabeça com um saco de açúcar em cada mão. (Repetição: 2x15)
Sente e levante-se da cadeira: (Repetição: 2x15)
Suba e desça um degrau mantendo o pé direito sobre o degrau. ( Repetição: 2x15)
Deitado no solo, sobre um tapete ou colchonete, coloque os pés no chão e deixe os joelhos flexionados. A cabeça deve ficar apoiada nas mãos. Suba o tronco, tirando os ombros do chão e volte para posição normal. (Repetição 2x15)


HORA DE DESINTOXICAR

  • FAXINA NO ORGANISMO E REFEIÇÕES FRACIONADAS
É importante lembrar-se de uma regra básica: Alimentação deve ser feita a cada 3 horas. Mas sempre mantendo um cardápio com coisas leves e frutas ricas em água e fibras. 
Além da água, você pode optar por suco de polpa de melancia, uvas, tangerina, frutas vermelhas (que em geral são pouco calóricas) e água de coco natural.

  •  APOSTE NAS ERVAS 
Algumas delas são digestivas e diuréticas.
Chás amargos são uma boa pedida, pois além de serem depurativos, aumentam o bem estar. 
Invista em chás de boldo, carqueja e alcachofra. Tome de 2 ou 3 xícaras ao longo do dia .
Nos intervalos das refeições opte por frutas. 
A banana é uma boa opção, porque é fonte de carboidratos e glicose, que vão ajudar a recuperar o organismo. 
Mas é possível consumir frutas ou sucos diversos, que ficam bem melhores associados a uma colher de sopa de grão integral como amaranto ou aveia. 
Isso é certeza da melhor carga glicêmica e recuperação correta do organismo com liberação de energia gradual e melhora do bem-estar.

RANKING DE DOENÇAS UROLÓGICAS

30% CÁLCULOS RENAIS

30%  PROBLEMA DE PRÓSTATA 

20% DISFUNÇÃO SEXUAL 

15% CÂNCER

5% OUTRAS DOENÇAS 

ALIMENTOS FUNCIONAIS

COUVE LIMPA O ORGANISMO.

O SUCO DE MELANCIA CONTROLA A PRESSÃO.

AZEITE ESTIMULA O BOM COLESTEROL.

GENGIBRE QUEIMA CALORIAS.

PIMENTA ACELERA O METABOLISMO.

A CHIA REGULA O INTESTINO.

quinta-feira, 12 de março de 2015

TUDO DEPENDE DE MIM!


Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite.
É minha função escolher que tipo de dia vai ter hoje.
Posso reclamar porque esta chovendo... Ou agradecer às águas por lavarem a poluição 

Posso ficar triste por não ter dinheiro... Ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

Posso reclamar sobre minha saúde... Ou dar graças por estar vivo.


Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria... Ou posso ser grato por ter nascido.


PRÉ-DIABETES

Não se deixe enganar pelo nome. Além de ser o primeiro passo para identificar a diabete, a condição abala, sim, a saúde. Saiba o tamanho do problema e como contorná-lo a tempo
Vivemos uma epidemia de pré-diabético a qual precisamos lidar, alertou o pesquisador americano ROBERT VIGERSKY do Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, durante o último Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, realizado em Curitiba. No Brasil, estima-se que 8 milhões de habitantes se encontram na faixa em que os níveis de açúcar no sangue estão acima do normal, porém abaixo do que se classifica como diabete propriamente. Pior: pelo menos metade deles nem desconfia disso. Que fique claro: estamos falando de um mal silencioso, que não costuma produzir sintomas. Daí a importância de fazer exames periódicos para detectá-lo. A partir do diagnóstico precoce, fica mais fácil revertê-lo com mudanças no estilo de vida. A ciência que isso é, sim, possível.

DIABÉTICOS ACIMA DE 125 mg/dl

PRÉ - DIABÉTICO ENTRE 100 E 125 mg/dl


SEM DIABETE É ABAIXO DE 100mg/dl

sexta-feira, 6 de março de 2015

TIREOIDE

Sua Tireoide funciona bem?
Os hormônios T3 e T4 liberados pela Tireoide respondem pelo equilíbrio do metabolismo, ou seja, regulam o conjunto de reações que asseguram as funções vitais e os processos bioquímicos do corpo. 
Quando os níveis desses hormônios estão baixos no sangue, o organismo funciona lentamente, é o HIPOTIROIDISMO. Uma em cada 05 mulheres apresenta, após os 50 anos, problemas de HIPOTIROIDISMO, algumas manifestações da doença são confundidas com as da menopausa.
Na terceira idade, o ideal é realizar exame anual para investigar a existência de disfunção tiroidiana, em mulheres e homens. 

Algumas manifestações:

1. Pele seca
2. Enfraquecimento do cabelo
3. Dor muscular e nas articulações 
4. Unhas finas e quebradiças 
5. Diminuição na quantidade de suor 
6. Acúmulo de água no tecido (inchaço)
7. Rouquidão e aumento de ronco letárgico 
Obs.: Em quadros de depressão são comuns arritmias cardíacas, pulso lento, frequência cardíaca diminuída.

O tratamento é feito com comprimidos de hormônio tireóideo, que a glândula se torna incapaz de produzir em quantidade suficiente.


O instituto da Tiroide é uma instituição sem fins lucrativos que tem com o objetivo principal disseminar informações confiáveis e acessíveis para o grande público sobre a Tiroide e os problemas de saúde a ela relacionada. Também contribui para o desenvolvimento das ciências médicas nas áreas de pesquisa, assistência médica, clínica e cirurgia da tiroide. INSTITUTO DA TIRÓIDE. WWW.INDATIR.ORG.BR (11) 3031-5194 

quarta-feira, 4 de março de 2015

ESTADO DE ALERTA DOS RINS

Silenciosa, doença renal atinge 1 em cada 10 brasileiros. Pacientes com diabetes e pressão alta são os mais afetados. Saiba o que pode ser feito. Como anda seu rim? A pergunta pode soar estranha, mas é um sinal de alerta, já que o órgão perde suas funções sem apresentar grandes sintomas. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), baseada em informações internacionais, estima-se que um em cada dez brasileiro tenha problemas renais e não saiba. Em idosos, acima de 65 anos, a chance de desenvolver uma patologia aumenta de 30% a 50%. 
A doença renal crônica é a perda progressiva e irreversível das funções do órgão que deixa de filtrar o sangue, acumulando excesso de sódio, potássio, ureia, creatinina líquido. Um rim saudável filtra 180 litros de sangue por dia, já com a patologia a frequência diminui entre 20% e 30%.


DIVERTICULITE

1.  Inflamação se manifesta no intestino grosso e ocorre quando a mucosa do órgão forma uma hérnia (divertículos), onde ficam pequenas quantidades de fezes.
2. Sintomas são dores abdominais, cólicas, sensibilidade do lado inferior esquerdo abdome. Há constipação ou diarreia.
3. Diagnóstico é feito com exame físico que pode revelar uma massa inflamatória palpável, além de dor. Hemograma e tomografia ajudam a avaliar o grau da infecção.
4. Quando se rompem os divertículos, o conteúdo do intestino se espalha na cavidade abdominal, causando uma infecção. Nesses casos, uma cirurgia de emergência é indicada.
5. Para se prevenir, invista em uma alimentação saudável, rica em fibras.



ANTICANSAÇO

A mulher cansada também fica irritada, impaciente sofre de falta de energia. "O cansaço para elas costuma ser mais cruel do que para o homem"
O sexo masculino percebe melhor seu limite, e para. Já a mulher não quer admitir que não da conta de algo e vai além dos limites diz a psicóloga Ana Maria Rossi. O resultado é um desiquilíbrio emocional: fica mais sensível, com episódio de choro, aparentemente sem motivo.
“Pode ainda ocorrer alterações no ciclo menstrual", acrescenta o clínico José Gois. 

O que colocar no prato:

CARBOIDRATOS INTEGRAIS: é o principal combustível usado pelas células no processo respiratório a partir do qual se obtém energia para ser gasta no trabalho celular.

GENGIBRE: é uma raiz que estimula o sistema nervoso central, responsável pela sensação de disposição. Além disso, é termogênico, ou seja, auxilia na queima de energia e auxilia no emagrecimento. 

PEIXES E FRUTOS DO MAR: atuam nas células desgastadas e melhoram a comunicação entre os neurônios (eles são fontes de zinco e selênio)

LINHAÇA: rica em ômega 3, a oleaginosa auxilia na oxigenação do cérebro e dos músculos .