UMA BOA NOITE DE SONO
Quais são as fases do sono?
O sono é dividido em duas fases, chamadas de não REM e rem, que é a sigla em inglês para Rapid Eye Movement (Movimento Rápidp dos Olhos) pois, nessa etapa, os olhos tendem a se mexer por trás das páltebras. A primeira fase, a não REM, é subdividida em três estágios.
Começa com o sono leve, quando estamos no inicio do cochilo. Depois vem o leve intermediário, momento em que a temperatura do corpo cai, os olhos pesam e a respiração e os batimentos desaceleram. Em seguida chega o sono profundo, etapa essencial para a reparação física e o descanso do corpo. Só então vem a fase REM, que é o sono profundo avançado, quando os sonhos acontecem, as ondas cerebrais ficam a ativas e ocorre uma espécie de faxina mental, em que toxinas são descartadas e as memórias, editadas.
Qual é o cardápio noturno ideal?
Dê preferências a alimentos leves, nutritivos e de fácil digestão, como leites (se possível, os vegetais), iorgutes, frutas, cereais, peixes, ovos, legumes, verduras, castanhas e carboidratos integrais. Evite comidas condimentadas e ultraprocessadas, que podem causar desconforto, como acidez e refluxo. E se alimente de duas a três horas antes de dormir, para que o corpo tenha tempo de processar a refeição antes de relaxar.
A limpeza dos lençóis influencia na qualidade do sono?
Sim, e muito! Um dos fatores essenciais para uma noite tranquila é o conforto e roupas de cama limpas estão diretamente relacionadas a isso - o ideal é troca-las uma vez por semana. Peças sujas podem conter ácaros e parasitas, que causam coceiras, alergias ou crises respiratórias. E aí, não tem jeito: lá se vai um bom e restaurador descanso. Mantas, cobertores, travesseiros e até o colchão com suas partes estruturais, como a espuma, também devem ser higienizados periodicamente.
Enquanto você dorme
Durante o sono, o corpo trabalha (e mui!). Ao longo do descanso noturno, o organismo libera hormônios, fixa aprendizados, recupera músculos e tecidos, faz a síntese de proteínas, produz anticorpos e combate infecções, entre outras atividades. Por tudo isso, dormir bem é essencial para a saúde.
Cérebro
Durante o sono ocorre a elaboração das memórias, a consolidação de conhecimentos, a limpeza de toxinas e a diminuição da ansiedade. Ufa! E tem muito mais, já que o cérebro é quem organiza o repouso. O órgão controla, por exemplo, o relaxamento da musculatura e a diminuição da frequência cardíaca, para que possamos chegar aos estágios mais profundos do sono.
Coração
Quando dormimos, a frequência cardíaca e a pressão arterial diminuem. A privação de sono pode aumentar não apenas o risco de hipertensão, infartos e AVC, mas também de obesidade, já que prejudica a liberação de hormônios envolvidos na regulação de diversas funções do organismo, como a do apetite. Sem descanso, o resultado é uma sobrecarga do sistema cardiovascular.
Pâncreas
Estudos relacionam a privação do sono ao aparecimento do diabetes tipo 2. Uma noite mal dormida aumenta a liberação de cortisol, hormônio que ajuda a metabolizar proteínas, gorduras e carboidratos, mantendo os níveis de açúcar no sangue constantes. Esse aumento obriga o pâncreas a produzir mais insulinapara equilibrá-lo, um excesso que pode desencadear um quadro pré-diabético.
Intestino
Enquanto dormimos, o intestino continua funcionando, mas de maneira mais lenta. Quando não descansamos o suficiente, há alteração na produção de hormônios relacionados à regulação do sistema imunológico, e, com isso, diminuição das bactérias que ajudam no bom funcionamento do intestino. Esse desequilíbrio pode causar gases, estufamento e até problemas graves, como colíte e doença de Crohn, ambas relacionadas à inflamação no trato digestivo.
Músculos e Tecidos
É durante a noite que nosso corpo faz a maior parte da síntese das proteínas, essenciais para a recuperação muscular. A liberação de hormônios, como o GH, (hormônio do crescimento), ajuda á reparar e a desenvolver as fibras musculares e os tecidos. Além disso, quando dormimos, relaxamos o corpo o que contribui para aliviar tensões e dores crônicas.
---------------------------------------------------------------
Comentários
Postar um comentário