dicas do doutor: garganta inflamada e rouquidão? saiba o qe



 ü Muita água: beba, no mínimo, 2 litros por dia. Uma boa hidratação promove a umidificação da garganta e das pregas vocais e reduz as secreções “paradas” na região, ajudando a aliviar a rouquidão.


ü Mais umidade: use um umidificador, especialmente se o ar estiver muito seco, ou se o ar-condicionado estiver sempre ligado. O aparelho ajuda a reduzir a irritação da garganta, abre as vias respiratórias e facilita a respiração. Também vale tomar um banho bem quente respirando o vapor da água.


ü Ficar calado: dê um descanso à sua voz por alguns dias, evitando falar muito, gritar ou cantar, o que ajuda a melhorar a rouquidão, pois alivia o inchaço ou inflamação da garganta ou laringe.


ü Vaporização caseira: aquela receita da vovó também ajuda. Coloque água fervente em uma bacia. Cubra a cabeça e recipiente com uma toalha aberta. Inspire o vapor por 5 a 10 minutos.


ü Sem álcool e sem cigarro: evite substâncias que irritam a garganta, como cigarro, café, chá preto ou chá verde, por conter cafeína, e bebidas alcoólicas também pioram a rouquidão e dor.


ü Não adianta sussurrar: falar muito baixo não vai ajudar. Ao contrário, o sussurro aumenta a tensão nas pregas vocais, podendo piorar a rouquidão.


ü Nem quente, nem frio: evite líquidos e comidas em temperaturas extremas, pois isso pode aumentar a irritação da garganta e piorar a rouquidão. Dê preferência a alimentos e bebidas mornos ou temperatura ambiente.


ü Faça gargarejo: use 1 colher (chá) de sal dissolvido em 1 copo de água morna para uma ação anti-inflamatória e antibacteriana, ajudando a aliviar a dor. Mas, atenção, o gargarejo, não tem ação contra o rouquidão.


Fonte: Acervo Pessoal Dr. Salomon Katz

Comentários

Postagens mais visitadas