A dieta vegetariana é mais saudável?

SE PLANEJADA COM CUIDADO, TRAZ MUITOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Nem todos os vegetarianos seguem as mesmas restrições. Os lacto-vegetarianos, por exemplo, se alimentam de produtos lácteos, mas excluem todas as carnes. Os ovos-vegetarianos consomem ovos, mas evitam os demais alimentos de origem animal. Os lacto-ovo-vegetartianos consomem ovos e alimentos lácteos. E os vegans são contrários ao consumo de todos os produtos de origem animal.
Como são limitadas nutricionalmente, as dietas vegetarianas pedem cuidadoso planejamento para que se evitem deficiências significativas. Tornar-se vegetariano, no entanto, não é difícil. E ninguém duvida dos benefícios desse tipo de alimentação, desde que bem equilibrada, principalmente para grávidas e crianças.
BENEFÍCIOS DE SER VEGETARIANO
Quem consome menos proteína animal e mais proteína vegetal ingere menos gorduras e colesterol e mais fibras. Isso pode explicar por que os vegetarianos têm menos colesterol LDL e menores índices de obesidade, diabetes, câncer de cólon, distúrbios cardiovasculares – como pressão alta e infarto – do que as pessoas que consomem carne. Não se sabe ao certo se esses benefícios decorrem apenas da dieta vegetariana ou de fatores e ela associados, como a prática de exercícios regulares, a moderação no consumo de bebidas alcoólicas e o fato de, quase sempre, não terem o vício do cigarro.
DICAS VEGETARIANAS
As sugestões a seguir podem ajudar na escolha de uma dieta substancial, rica em nutriente e pobre em gorduras:
Escolher cereais integrais e alimentos naturalmente vitaminados.
Selecionar cereais matinais integrais ou enriquecidos.
Não confiar demais em queijos ou outros produtos lácteos, porque podem conter excesso de gordura saturada.
Ingerir alimentos que contenham vitamina C, para facilitar a absorção de ferro.
Incluir diariamente uma ou duas porções de alimentos que sejam boas fontes de ferro, como ovos ou feijão.
Os vegans devem incluir, diariamente nas refeições uma boa fonte  de vitamina B12, como cereais enriquecidos, leite de soja enriquecido ou, então, adotar uma dose diária de um suplemento de vitamina B12.
FONTE: LIVRO GUIA VEJA / GUIA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
               VOLUME 15                  
              

Comentários

Postagens mais visitadas