Síndrome metabolica

Essa expressão é largamente usada pelos médicos pra designar uma reunião de problemas que, em comum e em conjunto, elevam o risco cardiovascular.



1. GORDURA ABDOMINAL: a massa que acumulamos na região da barriga não é algo estático que incomoda apenas na hora de vestir a calça. Inchadas, as células de gordura que ficam nesse pedaço e entre os órgãos passam a liberar substância inflamatórias que molestam o organismo todo, principalmente os vasos sanguíneos. E esse é um processo que se comunica com tudo que virá a seguir.


2.DISLIPIDEMIA: o tempo faz referência ao aumento dos níveis de colesterol e, tantas vezes, também de triglicérides no sangue. A elevação do LDL, o colesterol ruim, indica que, além da inflamação, as artérias estão mais sujeitas formação de placas em seu interior. Essas placas vão se consolidando a ponto de travar a passagem do sangue. Os triglicérides também contribuem para isso.


3.HIPERTENSÃO: a inflamação e as demais confusões que ocorrem pelo corpo, sobretudo com o avançar da idade, tendem a deixar os vasos num aperto, fazendo a pressão arterial decolar. Um mal silencioso, a hipertensão ameaça, entre outros motivos, porque pode fazer as placas de gorduras se rasgarem, dando origem a trombos capazes de viajar e entupir artérias no coração e no cérebro.



FONTE: SPONCHIATO, Diego. O que é a Síndrome Metabólica? VEJA SAUDE. (https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-a-sindrome-metabolica) Acesso em 29/09/2021 ás 16:57

 

Comentários

Postagens mais visitadas