SAL: O QUE É, QUAIS TIPOS E COMO CONSUMIR








O sal é uma estrutura cristalina composta principalmente por moléculas de sódio e cloro, além de outros minerais em quantidades muito menores. Ele também conta com iodo adicionado. O sal pode ser obtido de duas formas: de rochas extraídas de minas subterrâneas ou de regiões litorâneas ensolaradas através da simples evaporação de água salgada de lagoas e do mar.


Passam por uma lavagem, são moídos, centrifugados e novamente secos em altas temperaturas. Em seguida, são peneirados para extrair impurezas e recebem algum tipo de antiumectante (para deixá-los bem soltinhos), além de uma dose de iodato de potássio, exigido pela legislação brasileira.

Tipos

Existem diversos tipos de sal, conheça um pouco mais sobre os principais: 

  • Sal refinado
  • Sal light
  • Sal grosso
  • Flor de sal
  • Sal marinho
  • Sal sem sódio
  • Sal negro
  • Sal do Himalaia
  • Sal líquido
  • Sal do Havaí
  • Sal defumado

1 - Sal refinado

O sal refinado, assim como o sal marinho, é obtido pela evaporação da água do mar. Porém, o sal refinado passa por um processo térmico para que a sua umidade final fique em 0,05% e, também, pelo refinamento e branqueamento. Em ambos os processos, o sal perde quase todos os traços de microelementos ou oligoelementos (que inclui o iodo) e só permanece uma alta taxa de sódio.

Após o refinamento, o sal precisa passar por um processo de iodação. Cada um grama deste sal possui cerca de 390 mg de sódio e 0,025 mg de iodo. Ele pode ser utilizado em qualquer alimento. 

Benefícios

1.Fonte de iodo: Há uma necessidade diária de iodo na dieta, que nem sempre consegue ser suprida naturalmente pelos alimentos comuns em nossas mesas, seja por deficiência do solo, seja por hábitos que excluem frutos do mar em geral (já que ele é largamente encontrado em crustáceos e frutos do mar). 

O iodo é essencial para os hormônios tireóides que, em contrapartida, desempenham um papel vital na produção de energia. A deficiência de iodo ainda é a principal causa de hipotireoidismo no mundo. A deficiência de hormônios da tireóide retarda o metabolismo humano. Dentre os sintomas estão fadiga crônica, apatia, pele seca, intolerância a resfriados, ganho de peso e aumento da tireóide (bócio). 

2.Aliado do coração: O sal é uma fonte de sódio e este mineral quando combinado com o potássio é essencial para as contrações musculares e por isso ajuda a manter o ritmo cardíaco normal. A ausência de sódio pode levar a uma arritmia cardíaca. 

3.Evita o cansaço: O sódio presente no sal participa do fornecimento de energia para o organismo. Isto porque ele age no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, transformando estes macronutrientes em energia para o corpo. Por isso, a ausência de sódio pode levar ao cansaço. 

4.Bom para os músculos: Este benefício ocorre porque o sódio do sal participa do processo de contrações musculares. Assim, a ausência deste mineral leva a uma fraqueza muscular. 

5.Equilibra quantidade de água: O sódio presente no sal age retendo os líquidos no organismo, enquanto o potássio provoca a excreção da água. Assim, quando há o equilíbrio entre os dois, ocorre também o equilíbrio da quantidade de água no corpo, permitindo que as funções do organismo ocorram corretamente.


Como consumir ?

Ao ingerir o sal é preciso ter moderação e utilizá-lo em menores quantidades na mesa. Também procure moderar o sal no preparo dos alimentos. O tipo de sal com menor teor de sódio por grama é o sal light, porém é rico em potássio e desaconselhado para portadores de doenças renais. Sal do Himalaia e sal Rosa do Peru são os melhores para consumo, mas ainda sim é preciso moderação. 

Para reduzir o consumo de sal no seu dia-a-dia evite alimento industrializados, embutidos, carnes processadas e queijos salgados. Beba mais água do que outras bebidas envasadas pela indústria, seja ela qual for. Procure comer mais alimentos frescos provenientes de hortas, feiras livres, sacolões e açougue. 

Riscos do consumo em excesso

 O consumo em excesso de sal pode causar uma série de problemas de saúde.


fonte da internet: minha vida alimentação 

Comentários

Postagens mais visitadas