SAÚDE DAS PROFUNDEZAS

  


Com ou sem gás, a agua minera – a bebida sem calorias- é a agua da chuva que se infiltra no subsolo e se enriquece de minerais e ácido carbônico.

    Embora não forneça as quantidades mínimas diária de minerais de que o corpo necessita, a água mineral é um excelente aditivo à alimentação e também é usada em crenoterapia - emprego as águas minerais com finalidade terapêutica.

    De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Águas Mineras (Abinan), o consumo per capita do brasileiro é de 33 litros.

O QUE É A CRENOTERAPIA

  • O tratamento com águas medicinais deve ser ministrado durante um período de 4 a 6 semanas. Só então o estímulo da água rica em minerais começa a ter efeito sobre o organismo.

  • Graças à sua composição, as águas medicinais agem de forma preventiva, suavizante e curativa sobre determinadas doenças. Seu efeito é cientificamente comprovado, no entendo, por causa do rico de dose excessiva em função do uso prolongado, o tratamento só pode se estender com prescrição médica.

  • O estímulo age sobre a hipófise e as suprarrenais, e os rins demonstram após apenas 14 dias um aumento sensível na capacidade secretora, favorecendo o metabolismo.

  • O quadro clínico para qual se recomenda a crenoterapia inclui: perda de apetite, hiperacidez, carência de ferro, anemia, formação de cálculos renais e biliares, inflamações gastrintestinais e infecções urinárias. A crenoterapia também traz benefícios para o pâncreas e a vesícula biliar.

  • Os efeitos, assim como os riscos e aas proibições para apresentados nas embalagens das águas.

  • As doses da água são estabelecidas individualmente e dependem da concentração de minerais nela contidos: Elas variam de 0,3 a 3 litros diários.

 

A DIVERSIDADE DA ÁGUA

Segundo o Código das Águas Minerais no Brasil, as águas minerais são assim consideradas por suas propriedades físico-químicas, distintas das águas comuns e por possuírem ação medicamentosa. Na prática, isso significa que, somente se ingeridas na fonte, as águas minerais apresentam composições físico-químicas e características de ação terapêutica.

  • A água mineral é proveniente de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas; para usufruir de seus benefícios terapêuticos é preciso bebê-la na fonte.

  • A água potável de mesa tem composição normal, proveniente de fontes naturais ou captadas artificialmente, que preencham condições de potabilidade.

  • A água purificada adicionada de sais é aquela preparada artificialmente, com adição de sais, podendo ser gaseificada com dióxido de carbono (de acordo com o padrão alimentício).

Comentários

Postagens mais visitadas