ENVELHECIMENTO




VOCÊ TEM MEDO DE ENVELHECER? 

Se envelhecer é inevitável, por que temos tanta resistência em aceitar esse caminho? 

E certo que são muitas as variáveis que acompanham este processo e são provavelmente elas que aumentam as incertezas sobre o futuro.
No entanto, entre tantas possibilidades sobre o que ainda não existe, há uma capaz de aumentar a previsibilidade sobre o que ainda está por vir: trabalhar sua cognição.
Cuidar do seu cérebro durante o processo de envelhecimento e a melhor forma de envelhecer com
saúde e consciência do momento presente, afinal, todos queremos Viver mais e melhor.


“A inteligência não envelhece, pelo contrário, ela se beneficia muito da experiência. A prova disso são as inúmeras pessoas que já passaram dos 70, 80 anos e continuam autônomas e realizadas em suas áreas.
Drauzio Varella, Heródio Barbeiro e Ana Maria Braga são apenas alguns
bons exemplos disso”

Lembrou a  neurocientista parceira da SUPERA, Livia Ciacci.

 

Por mais otimista que seja uma visão sobre o futuro, é importante ressaltar que a longevidade depende do estilo de vida que adotamos agora, o que inclui além de alimentação saudável e exercícios físicos, os estímulos corretos ao cérebro, como a prática de ginástica para o cérebro semanalmente.


A pratica fortalece as conexões entre os neurônios e, com isso, gera reserva cognitiva (a capacidade que o cérebro tem de tolerar ou lidar melhor com lesões e doenças neurodegenerativas), proporcionando um envelhecimento saudável com qualidade de Vida.


Quer envelhecer com serenidade e alegria? Treine seu cérebro para manter a mente flexível, porque mesmo que a inteligência não envelheça, ela precisa de novos desafios para se manter ativa, alertou a especialista.


Alem de praticar ginástica para o cérebro, existem outros hábitos que podem ser adotados no cotidiano para manter a mente ativa, como interagir com jogos de tabuleiro, palavras-cruzadas, leituras e atividades manuais.


Estas são algumas maneiras de estimular a cognição e preservar as funções cognitivas como memória, atenção e raciocínio lógico.


ENVELHECER É UMA DÁDIVA!

  • Pela primeira vez na história, a maioria das pessoas deve viver mais de 60 anos.
  • Viver mais possibilita viver novos sonhos.
  • Auto-conhecimento e autenticidade.
  • Possibilidade de apreciar as pessoas e coisas para ter maior contentamento e felicidade.
  • Oportunidade de deixar um legado para as gerações futuras.

Fonte: Relatório Mundial de envelhecimento e saúde OMS

Comentários

Postagens mais visitadas