Saúde e bem-estar: 4 dicas para melhorar os cuidados com a sua saúde do coração

 


Cuidar da saúde do coração é fundamental para ter uma vida plena, com bem-estar e sem sustos. Em 2010, a Organização Mundial de Saúde apontava que as doenças do coração já seriam a maior causa de morte nos países em desenvolvimento.

Então, para ficar fora desse quadro, é preciso apostar em bons hábitos de saúde, investir em uma boa alimentação, prática regular de atividades físicas, evitar o tabaco e o álcool, entre outras ações.

 

1. Cuide da sua alimentação

Uma das principais formas de cuidar do coração é com uma alimentação equilibrada. Evitar alimentos industrializados, com alto teor de gorduras trans e saturadas é um ótimo começo.

Tenha também cuidado na ingestão de sal e de açúcar, sendo que o consumo recomendado para cada substância é de 5g e 25g por dia, respectivamente. Além disso, fique atento aos alimentos que podem fazer muito bem ao seu coração, entre eles:

 

·       Aveia;

·       Abacate;

·       Azeite extra-virgem;

·       Frutas vermelhas;

·       Vegetais;

·       Linhaça;

·       Feijão;

·       Tomate.

 

Por outro lado, as pessoas que apresentam algum quadro ou fator de risco para enfermidades coronárias devem ter a alimentação acompanhada de perto por um especialista.

 

2. Faça exercícios físicos regularmente

Uma média de 30 a 40 minutos de exercícios diários já é o suficiente para melhorar a circulação e fazer com que o coração trabalhe com mais eficiência. A prática regular de uma atividade ainda reduz as chances de trombose e reduz os níveis de glicose no sangue.

Já para quem tem alguma doença coronária, a prática de exercícios orientada por um especialista reduz em até 30% as chances de morte. Dessa forma, consulte um médico cardiologista de sua confiança antes de iniciar as atividades.

 

3. Evite o estresse

As situações de estresse fazem com que o corpo produza e solte na corrente sanguínea substâncias como cortisol e noradrenalina, que são prejudiciais ao coração. Além disso, acontece uma grande liberação de adrenalina, elevando consideravelmente a pressão arterial.

A recomendação é buscar por atividades que contribuem para o bem-estar e irão proporcionar relaxamento. Talvez seja o momento de adotar um novo hobby ou tirar os antigos da gaveta.

4. Pare de fumar

Se você quer saber como cuidar bem do coração, abandone de vez o cigarro. O tabagismo é um dos maiores inimigos das artérias coronárias, contribuindo para o envelhecimento precoce delas. Ou seja, você fica mais propenso ao risco de infarto.

Sem contar que o cigarro ainda é responsável por desencadear uma série de doenças cardíacas, respiratórias e até oncológicas graves. Eis alguns problemas desencadeados pelo cigarro:

 

·       Hipertensão;

·       Cancêr de pulmão;

·       Infarto;

·       Bronquite crônica;

·       Enfisema pulmonar;

·       Aumento na incidência de gripes e resfriados;

 

Ao danificar a parede das artérias, o cigarro pode provocar AVC e outras doenças vasculares periféricas.

 

5. Cuide do seu peso

O coração de uma pessoa com sobrepeso tem mais dificuldades de bombear o sangue para outras partes do corpo. Isso dificulta o controle da pressão arterial.

 

Por outro lado, a obesidade provoca várias alterações no organismo, causando diabetes, hipertensão e colesterol alto.

É claro que muitas pessoas com sobrepeso tem uma saúde de dar inveja em muito magrinho. Entretanto, elas não estão totalmente livres de sofrer doenças cardiovasculares.

 

É importante ressaltar que não se trata de padrão estético, mas o cuidado com a saúde para que você continue desfrutando a vida com muita energia e bem-estar.

Assim, cuidar dos hábitos de vida, como ter uma boa alimentação, praticar atividades físicas e evitar o consumo exagerado de álcool pode contribuir e muito com a saúde das pessoas com sobrepeso.

 

Fonte: CIMED; Acervo Dr. Salomon Katz

Comentários

Postagens mais visitadas