OUTUBRO ROSA - PREVENÇÃO E CUIDADOS
SOBRE O CÂNCER DE MAMA
No Brasil, assim como no mundo, o câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres. E aqui, como nos demais países, crescem os índices de cura e diminuem as mortes associadas a esses tumores, graças ao aumento dos diagnósticos precoces e aos novos tratamentos.
TIPOS DE CÂNCER DE MAMA
Os dois principais são:
- ductal e
- lobular
Os mais raros são:
- Medular
- Mucinoso
- Metaplásico
- Papilar
- Tubular
PRINCIPAIS SINTOMAS
Tumores de mama podem ser detectados ainda nas fases iniciais por meio de sinais e sintomas como:
- Nódulo palpável
- Alteração de pele, como vermelhidão, inchaço ou ferida
- Assimetria no tamanho das mamas
- Presença de corrimento no mamilo.
Caso você observe algum desses fatores, é importante agendar uma consulta com seu médico, que avaliará o caso, oferecerá esclarecimentos e orientará as condutas.
TRATAMENTO
Cada caso de câncer de mama é avaliado individualmente para entender qual a melhor abordagem em termos de eficácia da cura e manutenção da qualidade de vida. Dentre os tratamentos possíveis, temos:
- Cirurgia
- Quimioterapia
- Hormonioterapia (terapia endócrina)
- Terapia-alvo
- Radioterapia
São vários os recursos disponíveis para o tratamento do câncer de mama e seu médico, a partir de uma avaliação cuidadosa, selecionará aquele ou aqueles que são mais indicados para o seu caso. Vários fatores são considerados, entre eles:
- Estadiamento: pacientes com tumores iniciais poderão receber cirurgia conservadora (procedimento em que é extraída apenas uma porção da mama), seguida de radioterapia, sem necessidade de quimioterapia. Pacientes com tumores grandes poderão receber quimioterapia pós-operatória (neoadjuvante).
- Tipo de câncer: para pacientes com câncer de mama com receptores hormonais será indicada, após a cirurgia, a hormonioterapia (terapia endócrina) com comprimidos. Pacientes com câncer de mama com expressão de HER2 receberão um tipo de terapia-alvo que age diretamente na proteína HER2.
- Estado menstrual: o tratamento do câncer de mama da mulher na pré-menopausa têm diferenças importantes quando comparado com a mulher que já entrou na menopausa. Tais diferenças podem refletir, por exemplo, na necessidade ou não de quimioterapia preventiva e uso de medicações para suprimir o funcionamento dos ovários.
Um estilo de vida saudável é outro aliado na prevenção do câncer de mama (e também de outros tipos de câncer e doenças). Isso inclui:
- Atividade física praticada regularmente. Isso contribuirá para obter ou manter o peso adequado.
- Alimentação rica em frutas, fibras e vegetais. Evite alimentos processados.
- Moderação no consumo de bebidas alcoólicas.
Comentários
Postar um comentário