TERAPIA COMPLEMENTAR - DICAS DE CONSUMO
ALHO
Partes utilizadas: dentes de alho
Nutrientes e ações: É fonte de cálcio, ferro, selênio, vitamina C, fósforo e alfatocoferol. É rico em fitoquímicos que diminuem a pressão. Tem ação antibiótica, antifúgica e antiviral.
Algumas indicações: Previne úlceras, já que ajuda a combater a bactéria Helicobacter pylori, e câncer no intestino, pois estimula o peristaltismo e a secreção ácida. Auxilia no tratamento da pressão alta, é expectorante e antisséptico, no caso de gripes e resfriados. Previne a gota por diminuir os níveis de ácido úrico no sangue. Use-o frito ou cru, já que o cozimento diminui suas propriedades.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: Grávidas devem evitá-lo. Alérgicos e com acne podem apresentar irritação na pele.
Doses e formas de consumo: Alho fresco, 2 a 6 g ou 2 a 5 dentes de alho por dia; óleo de alho, 0,09 a 0,48 ml por dia.
CEBOLA
Parte utilizada: Bulbo
Nutrientes e ações: Rica em vitamina A, B1, B2 e C, além de sais minerais e compostos com atividades antimicrobiana, antiviral e antioxidante.
Algumas indicações: Atua em problemas respiratórios, por ser bactericida, antiviral, fluidificante e antisséptica. Ajuda no controle de gorduras e no diabetes, pois age diminuido o nível de açúcar no sangue, além de inflamações.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: Cuidado com o uso concomitante de anticoagulantes e anti-inflamatórios não esteroidais. Como alimento, não há reações.
Doses e formas de consumo e uso: planta fresca: 50g /dia; planta seca: 20g /dia.
HORTELÃ
Parte utilizada: partes aéreas
Composição nutricional e ações: Dependendo da espécie, produz óleos essenciais. A hortelã é rica em flavonoides, vitamina C e D.
Algumas indicações: A hortelã é utilizada contra gripes, resfriados, faringites e amigdalites, devido à sua ação antisséptica. Também ajuda no tratamento da rinite alérgica. É útil para problemas digestivos, como flatulência, cólicas abdominais e sindrome do intestino irritável.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: Na gravidez o seu uso deve ser controlado, pois aumenta a atividade contráctil do útero. Tem ação hipotensora, portanto sua administração deve ser observada em pacientes que controlam a pressão. Contraindicado para pacientes com hérnia de hiato e refluxo gastroesofágico.
Doses e formas de consumo: Folhas - beba um chá após as refeições principais (para síndrome do cólon irritável, cólicas intestinais e estomacais). Tintura - dilua de 60 a120 gotas da tintura em água e beba três vezes ao dia. Óleo essencial - uso inalatório de 3 a 4 gotas em água fervente.
ESPINHEIRA-SANTA
Parte utilizada: folhas
Composição nutricional e ações: Rica em alcaloides , terpenos (componente produzido por plantas, sendo que um deles aumenta a barreira mucolítica do estômago e tem atividade anti-helicobater pylori.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: Deve ser evitada durante a gravidez, pois seu extrato mostrou efeito abortivo. Durante a amamentação, pode diminuir o leite da mãe. Também não é indicado para crianças.
Doses e formas de consumo: Folhas - coloque de 1 a 2 g (1 a 2 colheres de chá) em 150 ml (1 xícara de chá) de água fervida e beba de três a quatro vezes ao dia. Extrato seco padronizado em taninos - 60 a 90 mg de taninos/dia. Tintura - 5 a 30 ml/dia.
GENGIBRE
Parte utilizada: rizoma
Composição nutricional e ações: Rico em óleos essenciais, sesquiterpenos, fenilpropanoides, minerais, vitaminas e aminoácidos.
Algumas indicações: Excelente para gripes, resfriados e bronquites, por ser um potente bactericida e antitérmico. Ajuda a combater irritações e inflamações na garganta, além de agir contra a rouquidão, ser expectorante e anti-inflamatório. O gengibre ainda é poderoso contra náuseas, vômitos de diversas causas, má digestão e flatulência.
Benefícios extras: Útil contra artralgias e processos inflamatórios articulares.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: Ausência de efeitos teratogênicos na dose 1 g/dia do extrato padronizado. O uso deve ser feito com cautela por pacientes hipertensos e evitado entre hipertensoso graves. Também se deve ter cuidado em pacientes em terapia anticoagulante.
Doses e formas de consumo: Seca, 3 a 9 g/dia; fresca, 3 a 9 g/dia; tintura, 5 a 20 ml/dia. Obs.: 1 colher de café de gengibre moído = 0,5 grama. A Organização Mundial da Saúde recomenda a dose de 1 a 4 g da seca. Na gravidez a dose máxima daária recomendada é de 1 g/dia.
BETERRABA
Parte utilizada: raiz
Composição nutricional: Rica em vitaminas A, do complexo B e C, além de betacaroteno, fitoesterol, açúcares e nitrato.
Algumas indicações: Tem ação anti-hipertensiva, pois aumenta a produção de óxido nítrico (o que melhora a circulação sanguínea). É também antioxidante, útil contra constipação intestinal e aterosclerose.
Efeitos adversos, precauções e contraindicações: Por conter muito açúcar simples, pacientes diabéticos devem ingerir com moderação.
Doses e formas de consumo: Ingestão livre na dieta na forma crua, cozida ou suco. Para melhorar a perfusão sanguínea, usar 100 g de beterraba crua por dia.
-------------------------------------------------------
Fonte: Revista Viva Saúde
Comentários
Postar um comentário