Óleo de Rosa Mosqueta: para que serve, como usar (e quando evitar)

 O óleo de rosa mosqueta é um óleo obtido a partir das sementes da planta silvestre rosa mosqueta, que é rico em ácidos graxos, como o ácido linoleico, além de vitamina A e C, que possuem efeito regenerador e ajudam a manter a integridade da pele, atenuando estrias, queloides, manchas, cicatrizes, rugas e linhas de expressão.

Além disso, o óleo de rosa mosqueta é capaz de reforçar a produção de colágeno e elastina, o que fortalece e dá firmeza à pele, sendo também responsável por nutri-la profundamente. Tem ainda efeito antioxidante e anti-inflamatório, o que potencializa o processo de cicatrização. O óleo é também uma ótima opção natural para reconstruir os fios de cabelo, promovendo uma hidratação capilar profunda. 

Esse óleo pode ser encontrado em farmácias ou em lojas de produtos naturais e cosméticos. A concentração pode variar de 2% a 10%, quando associado na composição de alguns cremes ou loções, embora também possa ser encontrado puro, com 100% de concentração.

Imagem ilustrativa número 4

Para que serve o óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta possui diversos benefícios, sendo normalmente indicado para:

1.  Tratar a pele muito seca e áspera

O óleo de rosa mosqueta é especialmente indicado para tratar a pele muito seca e áspera, já que é rico em ácido oleico e linoleico, além de vitamina A, que possui efeito regenerador e hidratante sobre a pele.

2. Reduzir manchas na pele

O óleo de rosa mosqueta ajuda a reduzir a pigmentação da pele, podendo ser usado para atenuar manchas da pele, causadas por acne, espinhas ou cicatrizes, por exemplo.

3. Tratamento de queimaduras

O óleo de rosa mosqueta possui propriedades cicatrizantes e regeneradoras da pele, além de ação anti-inflamatória, devido aos ácidos graxos na sua composição, que podem ajudar no tratamento de queimaduras de 1º grau.

4. Pós-operatório e processo de cicatrização

Devido aos ácidos graxos e vitaminas A e C na sua composição, com propriedades cicatrizantes, o óleo de rosa mosqueta ajuda a regenerar a pele, além de estimular a produção de colágeno e de novas células da pele, ajudando no processo de cicatrização no pós operatório.

5. Atenuar de cicatrizes antigas

O óleo de rosa mosqueta também pode ajudar a atenuar cicatrizes antigas ou estrias, pois reduz a pigmentação da pele, minimizando a aparência de cicatrizes antigas e linhas finas na pele.

6. Assaduras

O óleo de rosa mosqueta tem propriedades anti-inflamatórias, e ação regeneradora sobre a pele, além de reduzir a irritação e a vermelhidão da pele, promover sua cicatrização e aumentar a barreira de proteção da pele, podendo ser usado para a prevenção ou tratamento de assaduras.

7. Psoríase

O óleo de rosa mosqueta pode ser usado sobre a pele com psoríase ou outras dermatoses, pois possui ação hidratante profunda da pele e estimulante da regeneração celular, evitando o ressecamento excessivo da pele, podendo ser usado diariamente sobre a pele com psoríase ou dermatose.

8. Atenuar e disfarçar rugas e linhas de expressão

O óleo de rosa mosqueta é rico em vitamina C, com propriedades antioxidantes e estimulantes da produção de colágeno e elastina para a pele, o que ajuda a atenuar e disfarçar rugas e linhas de expressão.

Além disso, esse óleo tem propriedades hidratantes, prevenindo o ressecamento da pele, o que também ajuda a atenuar e disfarçar rugas e linhas de expressão.

9. Prevenir o envelhecimento precoce da pele

O óleo de rosa mosqueta também pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele, pois a vitamina C presente no óleo, tem ação antioxidante, que evita os danos causados pelos radicais livres nas células da pele.

Fonte: Tua Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas