Coração Saudável
Limpe suas artérias
Reduzir o nível de colesterol é fundamental para manter o coração batendo forte
Qual é o limite?
Todas as pessoas, apresentando ou não fatores de risco, devem checar os níveis de colesterol antes dos 20 anos e continuar fazendo o exame regularmente.
Crianças cujas famílias apresentem histórico de doenças cardíacas também devem conferir as taxas. Basta uma pequena amostra de sangue e o resultado é dado em MG/dl (miligramas por decilitro de sangue). Confira os limites estabelecidos pela sociedade brasileira de cardiologia:
- Colesterol total: o ideal é que esteja abaixo de 200. Entre 200 e 239, há riscos de problemas cardíacos,
Acima de 240, os riscos são maiores e pode ocorrer infarto ou AVC.
LDL: abaixo de 100 para pessoas saudáveis e menores que 70 para quem já possui algum problema cardiovascular.
HDL: acima de 40 para homens e 50 para mulheres.
Triglicérides: até 150
Entenda as diferenças
Para circular no organismo, o colesterol se liga a proteínas, formando lipoproteínas com diferentes funções. As principais são o LDL, conhecido como colesterol ruim, e o HDL, chamado de colesterol bom.
- LDL: sigla em inglês para lipoproteína de baixa densidade. Ao circular, em excesso, pelo sangue, vai deixando gorduras que se acumulam nas artérias.
- HDL: lipoproteína de alta densidade. Sua função é recolher os restos que o LDL depositou nas artérias, fazendo uma verdadeira faxina no organismo.
- Enquanto 70% do colesterol é produzido pelo fígado e os outros 30% são obtidos da alimentação, o aumento das triglicérides é muito mais influenciado pelos abusos alimentares. São gorduras que funcionam como estoque de energia e ficam armazenadas no tecido adiposo, formando, dessa forma, os incômodos pneuzinhos. Representam um perigo ao coração, porém as taxas podem ser controladas mantendo uma dieta saudável combinada com exercícios físicos.
- Quase 30% da população brasileira apresentam altas taxas de colesterol.
- Pesquisa realizada pela universidade estadual de campinas (unicamp), com 2 mil pessoas, mostrou que 44% das crianças com idade entre 2 e 9 anos apresentavam colesterol elevado.
- O sedentarismo é responsável por 54% das mortes por problemas cardiovasculares.
Comentários
Postar um comentário