PREVENIR
A VALORIZAÇÃO DA VIDA
INFORMATIVO: LÍQUEN ESCLEROSA VULVAR
O QUE É LÍQUEN ESCLEROSA VULVAR?
É UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA DA PELE, DE CAUSA DESCONHECIDA. ELA PODE OCORRER EM QUALQUER LUGAR DO CORPO, SENDO MAIS FREQUENTE NA VULVA E REGIÃO PERIANAL.
OCORRE MAIS FREQUENTEMENTE NA PRÉ E PÓS MENOPAUSA, MAS PODE APARECER EM QUALQUER IDADE , ATÉ MESMO ANTES DA PUBERDADE.
ALGUMAS VEZES, ENCONTRA-SE NA FAMÍLIA CASOS SEMELHANTES OU HISTÓRIA DE DOENÇA AUTOIMUNE. NÃO É CONTRAÍDA NEM TRANSMITIDA PELO CONTÁGIO SEXUAL.
A PRINCIPAL EXPRESSÃO DO LÍQUEN ESCLEROSA É UMA MANCHA BRANCA NA VULVA E/OU PERÍNEO E PERIANAL ACOMPANHADA DE COCEIRA. ÀS VEZES PODEM APARECER ALTERAÇÕES NA MORFOLOGIA DA VULVA, COMO O CLITÓRIS EMBUTIDO OU OS PEQUENOS LÁBIOS DESAPARECIDOS.
ALGUMAS VEZES, A ENTRADA DA VAGINA PODE FICAR APERTADA E DIFICULTAR A RELAÇÃO SEXUAL. QUANDO EM CRIANÇAS E ACOMETENDO A REGIÃO PERIANAL, A PELE PODE RACHAR E CAUSAR DEFECÇÃO DOLOROSA E ÀS VEZES CONSTIPAÇÃO.
QUAIS AS INVESTIGAÇÕES NECESSÁRIAS?
PROVAVELMENTE SERÁ SOLICITADA UMA BIÓPSIA DA PELE, QUE É RETIRADA DE UM PEQUENO PEDAÇO DE PELE SOB ANESTESIA LOCAL, SEM DOR.
É RECOMENDÁVEL UMA VULVOSCOPIA PARA AFASTAR RARAS ASSOCIAÇÕES COM PRÉ-CÂNCER. É ACONSELHÁVEL QUE SE INVESTIGUE A GLÂNDULA TIREÓIDE.
QUAL È O TRATAMENTO?
NO PASSADO USAVA-SE COM FREQUÊNCIA OS CREMES A BASE DE TESTOSTERONA (HORMÔNIO MASCULINO) QUE EM ALGUNS CASOS , PODE AINDA SER UMA OPÇÃO.
O TRATAMENTO MAIS INDICADO É UM CORTICÓIDE LOCAL DE ALTA POTÊNCIA, USADO APENAS À NOITE EM UMA PEQUENA QUANTIDADE (COMPARÁVEL A UM CAROÇO DE FEIJÃO).
A PACIENTE NÃO DEVE RECOMENDAR ESSA POMADA PARA VIZINHAS OU AMIGAS SÓ PORQUE CUROU SUA COCEIRA.
POR SER UM CORTICÓIDE FORTE, SE FOR USADO NUMA DOENÇA ERRADA E EM DOSE ERRADA , PODE GERAR MUITOS PROBLEMAS.
O NOME DO CORTICÓIDE E O PERÍODO A SER USADO SERÃO INDIVIDUALIZADOS PARA CADA CASO. ORINTE-SE PELA RECEITA DO SEUGINECOLOGISTA OU DERMATOLOGISTA.
APÓS O TRATAMENTO, É IMPORTANTE USAR SABONETES NEUTROS E LEVES E, APÓS O BANHO, CREMES EMOLIENTES PARA UMEDECER A VULVA.
DE QUANTO EM QUANTO TEMPO É PRECISO VOLTAR AO GINECOLOGISTA OU DERMATOLOGISTA PARA FAZER REVISÕES?
A PACIENTE COM LÍQUEN ESCLEROSA DEVE INICIALMENTE SER EXAMINADA DE 6 EM 6 MESE E DEPOIS ANUALMENTE, PREFERENCIALMENTE POR VULVOSCOPIA.
SE EM QUALQUER ÉPOCA SURGIR ARDOR, COCEIRA OU FERIDAS, A PACIENTE DEVE VOLTAR AO SEU MÉDICO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
EXISTE CURA DO LÍQUEN ESCLEROSA VULVAR?
UMA CORRETA ORIENTAÇÃO MÉDICA CURA A COCEIRA, QUE PODE ÁS VEZES, RECIDIVAR E PRECISAR DE UM NOVO TRATAMENTO. GERALMENTE A MANCHA PERSISTE.
TEXTO ELABORADO PELA DRª ANGELINA MAIA E NA EXPERIÊNCIA PESSOAL DO SETOR DE VULVA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFPE.
Comentários
Postar um comentário