dicas do doutor: benefícios da aveia no seu cardápio




1. Diminui os níveis de colesterol
O colesterol é importante para diversas funções no organismo, porém, em excesso, ele pode se acumular na parede dos vasos sanguíneos, e assim aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral.
A fibra do tipo beta glucana, presente na aveia, é benéfica para a redução de colesterol. Além disso, o antioxidante avenantramida, também presente, é capaz de inibir a oxidação do colesterol e formação de placas nas artérias. Com isso, a aveia é considerada um alimento excelente para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Essa ação é potencializada pela vitamina C, portanto, associar aveia a um alimento rico em vitamina C, como por exemplo a laranja, pode trazer ainda mais benefícios e melhorar os níveis de colesterol, além de ajudar a controlar a pressão arterial.

2. É uma excelente fonte de carboidrato e energia
A aveia é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, os carboidratos presentes neste alimento são absorvidos lentamente e não provocam picos de glicemia e consequentemente de insulina.
Esse tipo de carboidrato é o mais saudável e mais recomendado antes da prática de atividades físicas, pois mantém os carboidratos na corrente sanguínea por um longo período, fornecendo energia constante, além de aumentar a taxa de queima de gorduras durante o exercício.

3. Ajuda na perda de peso
Apesar de não ser um alimento de baixo teor calórico, se for consumida em quantidades adequadas, ela pode ajudar no processo de emagrecimento.
Isso porque a aveia é rica em fibras, que proporcionam a sensação de saciedade por um período prolongado. Assim, a fome é menor e consequentemente cumprir a dieta e comer menos se torna mais fácil.

4. Contribui para o ganho de massa muscular
Além de carboidratos de excelente qualidade, esse alimento contém uma quantidade considerável de proteínas vegetais. Como já citamos, 100 gramas de aveia fornecem cerca de 15,4 g de proteínas, o que é bastante em comparação à maioria dos alimentos vegetais.
Por isso, incluí-la na sua alimentação é uma boa opção para obter proteínas necessárias à recuperação e construção muscular, aliado a treinos de musculação.
Para que os músculos cresçam, além de aminoácidos, ele precisa de energia, e como vimos anteriormente, a aveia também é uma excelente fonte energética.
Além disso, o consumo do cereal também pode ajudar o ganho de massa magra por fornecer outros nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B, que levam oxigênio para dentro dos músculos.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários

Postagens mais visitadas