dicas do doutor: alimentos que ajudam e dificultam sua digestão

 


Alimentos que podem dificultar a digestão

 

1.      Glúten: proteína presente em cereais, como trigo, centeio, malte e cevada, nem sempre é digerido completamente pelo organismo, podendo sobrecarregar o estômago quando consumido em excesso.

2.      Leite: seu consumo pode piorar os sintomas da indigestão, principalmente para os que têm deficiência de lactase, enzima que ajuda na absorção da lactose o açúcar do próprio leite.

3.      Embutidos: contêm aditivos, corantes, nitrato de sódio e outros componentes capazes de provocar inflamação estomacal, agravando sintomas da má digestão.

4.      Pimentão: deve ser evitado por quem já tem sintomas gástricos, devido à sua alta acidez e ao seu processo de maturação, que não ajuda o trabalho das enzimas digestivas.


Alimentos que trazem alívio ao desconforto

1.      Couve: rica em nutrientes, é capaz de agir diretamente na regulação da acidez do estômago, indicada especialmente para os que apresentam quadros de má digestão.

2.      Abacaxi: rico em bromelina, enzima altamente digestiva que evita a má digestão, além de melhorar sintomas de quem já sofre com ela.

3.      Mamão: contém altos níveis da papaína, enzima que ajuda na quebra das moléculas de gordura, facilitando o processo digestivo do organismo.

4.      Gengibre: ajuda a esvaziar o estômago com rapidez, melhora o funcionamento intestinal estimula a produção de enzimas digestivas em maior quantidade.

5.      Hortelã: aumenta a liberação de enzimas digestivas e melhora o funcionamento das glândulas produtoras de saliva, o que auxilia o processo digestivo.

6.      Oleaginosas: amêndoa, avelã, castanha-de-caju, castanha-do-brasil, amendoim, nozes, pistache, entre outras, ajudam a controlar os níveis de inflamação do estômago e melhoram o funcionamento intestinal devido às suas altas quantidades de fibras.

7.      Maçã: a fruta, depois de ser ingerida, forma um gel protetor na mucosa do estômago, aliviando sintomas de má digestão. Suas fibras melhoram o funcionamento intestinal.

8.      Chá de ervas: alecrim, camomila, funcho, erva-doce, ajudam a reduzir a acidez no estômago, diminuindo a inflamação da mucosa e, assim, aliviando os sintomas de má digestão quase que imediatamente. O mais indicado é seu consumo em forma de chás sem adição de açúcares.

Fonte: Acervo Pessoal Dr. Salomon Katz

Comentários

Postagens mais visitadas