LOGEVIDADE
SEGREDO DA LONGEVIDADE
Sabemos que a prática de hábitos saudáveis não tem faixa etária, ela deve fazer parte de todas as fases das nossas vidas. Mas a partir dos 50 anos, o cuidado se torna ainda mais determinante para que tenhamos uma maturidade com mais energia, disposição e qualidade de vida. Começando hoje, chegamos aos 80 anos com muito mais saúde.
José Carlos da Costa Zanon, coordenador da campanha e diretor do departamento de Cardiogeriatria da SBC.
QUAIS OS SEGREDOS DA LONGEVIDADE
á entre nós: envelhecer é um assunto que desperta uma certa preocupação e até receio, não é mesmo? Muitos jovens, adultos e idosos temem as mudanças que o tempo traz, tanto em relação ao próprio corpo e mente quanto ao seu papel na sociedade, especialmente quando o plano é conquistar a longevidade.
Mas esse não é um motivo que deve te paralisar. Na verdade, criar hábitos que promovem um envelhecimento saudável é um dos caminhos para atingir esse objetivo e aumentar sua qualidade de vida com o passar dos anos.
Se sua meta é ter uma vida longa e saudável, este guia é perfeito para você! Acompanhe o blog True Source na descoberta do que é longevidade, qual a sua importância, como aumentá-la e muito mais!
Afinal, o que é longevidade?
O termo "longevidade" consiste basicamente nessa ideia: é a capacidade de viver mais tempo com saúde, disposição e principalmente, recursos — resumindo, longevidade é envelhecer com qualidade de vida.
E, ao contrário do que muitos pensam, o avanço da idade é, na verdade, uma vantagem que só se tornou possível a partir de avanços históricos, sociais, científicos e culturais. Afinal, quando comparamos a expectativa de vida de 50 anos atrás e a atual, não há muitas surpresas: hoje, os idosos vivem muito mais tempo e, mais do que isso, eles vivem melhor.
Por que a longevidade é importante?
A longevidade é importante por ser um resultado do investimento que fazemos em nossa própria saúde física e psicológica ao longo da vida. Afinal, quando isso é feito, significa que vivemos com muito mais plenitude, aptidão e bem-estar a cada momento — algo que, se pararmos para analisar, é o objetivo principal de todo mundo, não é mesmo?
Quais hábitos prejudicam a longevidade?
Existe uma série de hábitos que podem prejudicar a longevidade, diminuindo nossa saúde e, consequentemente, as chances de viver mais e melhor. Os principais são:
- Estresse;
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Sedentarismo;
- Alimentação inadequada;
- Exposição excessiva ao sol;
- Sono inconsistente e irregular;
- Negligência à saúde mental.
Esses são só alguns pontos que podem afetar a longevidade, mas é claro que existem diversos outros hábitos negativos que podem prejudicar esse objetivo. O segredo aqui é sempre buscar formas de trazer mais qualidade à rotina, mesmo que seja por pequenas trocas de hábitos nocivos por práticas saudáveis, como substituir o tempo no celular por uma caminhada leve, por exemplo.
FONTE : INTERNET BLOG TRUE SOURCE
Comentários
Postar um comentário