Rinite Asmática

 


A rinite asmática, de forma simplificada, pode ser explicada como uma combinação entre a asma e a rinite alérgica. É uma doença muito comum entre crianças e geralmente pode ser identificada por meio do chiado característico que causa em quem convive com ela.

Apesar de causar incômodos, é uma doença tratável e que pode ser aliviada com alguns cuidados diários bastante práticos. Continue lendo para descobrir como.


O que é rinite asmática?

A rinite asmática é uma complicação que combina rinite e asma, podendo qualquer uma das duas ser a primeira doença a aparecer.


Conforme pesquisa conduzida pelo Jornal Brasileiro de Pneumologia, a rinite alérgica é capaz de aumentar em quatro vezes as chances de aparecimento dos sintomas da asma em pessoas adultas.


Por isso, essa união de doenças respiratórias não é incomum e, quando se tem uma das duas, é recomendável adotar uma postura preventiva para que não surjam outros problemas.


Sintomas da rinite asmática

A rinite asmática é um tipo de rinite crônica, caracterizando-se por ter sintomas que duram, pelo menos, quatro semanas.

Os principais sintomas incluem:

  • Coriza;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Obstrução nasal;
  • Chiado no peito;
  • Pressão ou dor no peito;
  • Dificuldade para respirar.



Outros tipos de rinite

Além da rinite asmática crônica, existem outros tipos de rinite que compartilham boa parte dos sintomas.

Rinite aguda
A rinite aguda é categorizada por ter sintomas que duram até um mês. As causas podem ser variadas.

Rinite infecciosa
A rinite infecciosa pode advir de vírus ou bactérias, sendo a primeira opção a mais comum e menos severa.

Rinite mista
A rinite mista é aquela que possui mais de uma causa. Pode surgir da combinação entre uma rinite bacteriana e uma alérgica.

Rinite sazonal
A rinite sazonal aparece apenas em épocas em que há um aumento da presença do pólen e/ou diminuição da umidade relativa do ar.

Comentários

Postagens mais visitadas