dicas de consumo: pitaya
Se tem um alimento que está na moda atualmente, é a Pitaya. A fruta se tornou uma constante em receitas e dietas de quem busca ter uma alimentação mais saudável. O melhor de tudo é que ela pode ser ingerida de diferentes formas. Mas quais exatamente são os benefícios da Pitaya?
Os nutricionistas e nutrólogos não cansam de dizer: para saber se a sua dieta é saudável, basta observar o prato na hora das refeições. Se ele tiver as cores do arco-íris, as chances de estar ingerindo os nutrientes de que você precisa aumentam e quanto mais intensa for a cor desses itens, melhor.
Esse é o caso da Pitaya, o fruto de um cacto de origem mexicana de sabor suave e levemente adocicado.
Também conhecida como fruta do dragão —porque tem a forma do olho desse animal imaginário —, ela já é cultivada em todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil, está cada vez mais na mesa dos brasileiros e ainda tem inspirado pesquisadores para o desenvolvimento de espécies mais doces. Todo esse interesse decorre do fato de que dela se aproveita até o caule. Além disso, seus nutrientes têm feito da Pitaya uma grande aliada na prevenção e no combate de doenças. Versátil, ela pode ser consumida fresca ou seca.
Benefícios da Pitaya
As frutas frescas são excelentes fontes de nutrientes e compostos vitais para a saúde em geral, e contribuem para a prevenção de muitas enfermidades. Isso porque elas atuam no metabolismo dos carboidratos, fortalecem dentes, ossos, sangue e tecidos, bem como as defesas do corpo. Além disso, todas as frutas contribuem para as melhores cicatrização e recuperação de infecções do aparelho respiratório, e ainda são consideradas laxantes suaves, dado o seu teor de fibras.
Em todos esses quesitos, a Pitaya não decepciona. Nos últimos anos, vários estudos científicos têm mostrado que ela parece ter efeitos benéficos nas seguintes situações:
· Redução do colesterol,
· Controle glicêmico no diabetes tipo 2,
· Prevenção do câncer colorretal
· Fortalecimento das funções dos rins e ossos,
· Melhora das funções cerebrais e da saúde ocular.
Como consumir a pitaia? In natura, como suco e smoothie!
Saudável e muito saborosa, não faltam maneiras de consumir a fruta e acrescentá-la no seu dia a dia. Confira algumas maneiras bem práticas:
- In natura: A fruta é gostosa e pode ser consumida em sua forma natural. Apenas a polpa deve ser consumida.
- Suco da fruta: Você pode preparar um suco com a polpa da pitaia e incluir diversos outros ingredientes. Pode ser feito com água de coco, por exemplo, acrescendo folhas de hortelã ou pedaços de gengibre.
- Smoothie de pitaia: Com bananas congeladas, o smoothie da fruta é extremamente saboroso. Ao acrescer as bananas, você torna a bebida mais cremosa. Experimente!
FONTE: Viva Bem – UOL
Conquiste sua Vida
Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Comentários
Postar um comentário