FAÇA UM MOVIMENTO
Atividade física regular é uma maneira segura e, em geral, barata de manter a saúde do corpo e da mente em dia. Ela é indicada para prevenção e até mesmo para tratamento de inúmeras doenças, além de melhorar a qualidade de vida, o humor, a disposição e garantir mais longevidade. Veja o caminho para fazer o movimento virar um hábito.
PRIORIZE O PRAZER
Escolha uma atividade de que goste. Isso será fundamental para manter a frequência necessária para a formação de um hábito. Há pessoas que preferem se exercitar em esportes coletivos, como vôlei e futebol, pelo caráter lúdico e pela diversão. Há outras que usam o treino como um tempo só para si, para focar no corpo e na mente. O que você curte mais?
SEM DESANIMO
(jogue o dado mais uma vez)
Você está praticando há algumas semanas e ainda não vê resultados imediatos, nem consegue cumprir integralmente as metas? Mande para longe a frustração, retome de onde parou e persista. Tenha em mente que o importante é seguir em frente. Aos poucos, seu organismo se adaptará.
TROQUE!
No lugar do elevador, as escadas; para pequenas distâncias, caminhadas. Ajustes simples que estão ao seu alcance podem melhorar e muito - a sua qualidade de vida. Subir e descer escadas tonifica a musculatura das pernas e glúteos e fortalece o coração e a capacidade respiratória. O mesmo vale para as caminhadas, em que você ainda pode pegar um sol e dar aquela turbinada na vitamina D.
PACIÊNCIA!
(ande apenas uma casa)
Se você está parado há mais de um ano e deseja começar uma atividade intensa, faça uma avaliação física. Um médico pode te ajudar a encontrar a melhor modalidade, a fim de evitar lesões. Para atividades leves, como caminhadas, a avaliação é dispensável, basta começar. Em ambos os casos, trace metas viáveis: assim, você evita forçar músculos e articulações.
PARABÉNS
Você vem se dedicando ao movimento há pelo menos dois meses, de maneira regular. Ou seja, virou hábito! Entre os benefícios que você sente, estão sensação de bem-estar, relaxamento, diminuição da ansiedade e melhora do humor. Mais pra frente, perceberá resultados no corpo, com ganho de resistência e aumento da capacidade cardiorrespiratória.
ACHE O SEU HORÁRIO
Há pessoas matutinas, que gostam de se exercitar antes do trabalho; outras preferem a noite, por ser mais fresca. Uma dica é prestar atenção aos horários em que você se sente mais disposto e tentar integrá-los às atividades físicas. Não deu mesmo assim? Tente em outro momento, sempre mantendo a frequência
Quanto tempo devo me exercitar?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos entre 18 e 65 anos devem fazer atividades fisicas moderadas entre 150 e 300 minutos por semana, ou 75 a 150 minutos de atividades intensas. Acima de 65, a atividade deve seguir o que o corpo suportar, mas recomenda-se que permaneça próximo do tempo recomendado aos adultos. Para crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, o ideal é 60 minutos ao dia de atividades moderadas e intensas. Já para mulheres grávidas ou em pós-parto, a OMS recomenda 150 minutos semanais de atividades moderadas.
------------------------------------------------------------------
Fontes: Leonardo Mateus de Lima, especialista em Medicina Interna e Clínica Médica; Amanda Santarem, médica radiologista; e Guia de Atividade Física para a População Brasileira (Ministério da Saúde)
Comentários
Postar um comentário