QUAL É O MELHOR TIPO DE ÓLEO PARA COZINHAR?
Com tantas opções que encontramos nas prateleiras, fica difícil saber qual é o mais indicado para a nossa saúde. Para facilitar na escolha, a nutricionista Priscila Meirelles explicou á viva saúde os benefícios de cada tipo. Confira .
Canola
É um dos mais saudáveis que existe, pois tem elevada quantidade de ômega -3, que reduz nos triglicerídeos e controla a arteriosclerose. Além disso, é rico em vitamina e poderoso antioxidante que combate os radicais livres, e em gorduras monoinsaturadas, que produzem o LDL(colesterol ruim), e possui o menor teor de gorduras saturada de todos os vegetais.
LINHAÇA
Rica com ômega-3 uma gordura que previne e auxilia no tratamento de várias doenças inflamatórias e cardíacas. Já que esse nutriente não está amplamente distribuído na maioria dos alimentos que consumimos no dia a dia, o complemento com óleo de linhaça na dieta é fundamental. Não deve ser muito aquecido, pois perde as suas propriedades nutricionais.
GERGELIM
A composição varia entre 46% a 56% de ácidos graxos insaturados, como oléico(47%) e linléico 41% . Isso faz do óleo de gergelim um alimento de excelente qualidade nutricional, pois os ácidos graxos insaturados reduzem o colesterol sanguíneo e o risco de doenças cardiovasculares e processo inflamatórios.
COCO
Recentes estudos com o óleo de coco virgem mostram seus efeitos benéficos na redução de colesterol total e LDL aumento e HDL ( colesterol bom), indução da saciedade, perda de peso e melhora da resistência insulínica em paciente com diabete tipo 2. Deve ser usado em pratos frios .
GIRASSOL
Com vitamina A,D e E do complexo B, minerais como zinco e magnésio, além de ácido graxos insaturados, como ômega-6 . É muito eficaz na redução dos níveis de colesterol sanguíneo e da pressão arterial, sendo benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares
AMENDOIM
Com ômega -9, uma gordura essencial ao organismo e reconhecida por suas funções de proteção cardiovasculares e redução do LDL. Devido á sua composição, esse óleo auxilia na redução de lipídios totais no organismo, recomendado para quem possui colesterol alto.
Fonte: Revista saúde
Número 92
Comentários
Postar um comentário