DESCONGESTÃO NASAL
- A congestão nasal, conhecida também como nariz entupido, é um sintoma de gripes, resfriados, rinite, sinusite e alergias alimentares.
- O congestionamento nasal acontece devido a um inchaço na mucosa deixando o nariz obstruído internamente.
- O sintoma costuma vir acompanhado de acúmulo de muco, o que dificulta ainda mais a respiração.
- Gengibre, abacaxi, canja de galinha, alho e cebola são alimentos indicados para diminuir a congestão nasal.
- Para não piorar o sintoma, a recomendação é consumir com moderação alimentos como as bebidas alcoólicas e os alimentos industrializados.
Esse desconforto acontece devido a um inchaço na mucosa nasal deixando o nariz obstruído internamente. O nariz entupido também pode surgir por causa de fatores externos como exposição à poluição, mudanças climáticas bruscas ou traumatismo. Além disso, em alguns casos, a obstrução nasal ocorre devido a alterações anatômicas no nariz, como o desvio de septo. Esse sintoma desagradável pode vir acompanhado de um acúmulo de muco, o que dificulta ainda mais a respiração.
Na maioria dos casos, a congestão nasal é apenas um incômodo passageiro, que melhora rapidamente. Mas, se o desconforto persistir por semanas ou a pessoa ainda sentir dor na face, muita secreção, tosse, febre alta ou sangramento, é importante procurar um médico para averiguar se não é uma doença mais grave que precisa de tratamento. Uma forma de amenizar a congestão nasal é escolher os alimentos adequados. Alguns contribuem para descongestionar as vias aéreas, enquanto outros causam a vasodilatação, aumentam a produção de muco, dão coceiras, espirros e falta de ar, piorando ainda mais o sintoma. Grãos e sementes Castanhas, sementes de linhaça e de girassol contêm flavonoides. Essa substância tem efeito anti-inflamatório e é também emoliente, ou seja, ajuda a amolecer as mucosas e contribui para diminuir a sensação de entupimento nasal.
Comentários
Postar um comentário