DICA DO DOUTOR: ACEITE O SEU CORPO E CUIDE BEM DELE.

 Aceite o seu corpo e cuide bem dele.


Aceitar não significa se acomodar, se conformar, ter uma atitude submissa. Ao aceitar o nosso corpo, o reconhecemos como ele é o acolhemos e podemos escolher agir ao seu favor em vez de reagir contra ele. Seja mais gentil com você.


Seja mais gentil com seu cérebro.

Quanto mais você aprende a escutar e respeitar o seu cérebro, mais você envia um recado dizendo que está bem.


Uma boa dica é escrever um diário de agradecimentos. Em poucas palavras, quando reconhecemos e agradecemos sinceramente as coisas que temos na vida, vivemos melhor. No cérebro o sentimento de gratidão ativa o sistema de recompensa, localizado em uma parte chamada núcleo accumbens, fazendo isso, você estará aumento o a sensação de prazer e bem estar.

Colocar a mente no “modo-gratidão” é uma forma de diminuir a comparação com os outros – essa é uma das maiores fontes de infelicidade que há! – cultivar a presença no aqui e agora previne doenças mentais; como o estresse e a ansiedade.

Faça assim: a noite, anote os acontecimentos e emoções que você viveu no dia, mesmo que pareçam insignificantes. Um céu azul, um café que tomou com um amigo, uma tarefa que ficou bem-feita, um elogio que recebeu, uma conversa interessante, some as outras coisas que aconteceu no seu dia em uma lista.

Dia após dia, você vai perceber que tem muito mais a agradecer do que imagina. 


Com esse exercício você estará também investigando a fundo e descobrindo as formas que você lida com o seu emocional no dia-a-dia, até mesmo com a sua fome:

Você costuma comer em excesso quando está triste ou chateado?

Perde o controle ao comer depois de um dia estressante?

Busca alimentos gordurosos e doces para se consolar?

Recorre a comida quando está se sentindo sozinho ou entediado?

Desconta na comida quando as preocupações te deixam ansioso?


Uma dica

A reconexão com os diferentes tipos de fome não acontece de um dia para o outro. O importante é se dar tempo e treinar ser gentil consigo mesmo. Se você sente que tem dificuldade ou perde o controle com frequência, é importante buscar ajuda profissional.


Fonte: DERAN, Sofhie. Os Sete Pilares da Saúde Alimentar: aprenda a resgatar uma relação saudável com a comida e o corpo por meio da mudança de hábitos. Editora Sextante. 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas