Frutas Oleaginosas: CONHEÇA O PODER DE CADA UMA







Castanha-do-pará

É antioxidante, protege o organismo dos radicais livres, prevenindo doenças e promovendo uma renovação celular. Fonte de selênio, basta uma castanha por dia para garantir a dose de que nosso corpo precisa.

Castanha-de-caju

É um alimento rico em proteínas (em média, 18g a cada 100g) e lipídios monoinsaturados. Entre os minerais, é fonte de magnésio, importante para geração e utilização de energia no corpo; zinco, essencial ao sistema antioxidante e ao reparo do DNA; ferro, responsável pela geração de energia e transporte de oxigênio; e potássio, que antagoniza com o sódio, regulando a distribuição dos líquidos corpóreos, contribuindo para a redução da pressão arterial. Também contém substâncias antioxidantes, como os alquil fenóis.


Noz pecã

Concentra dois tipos importantes de ácidos graxos: o linoleico, que age fortalecendo o sistema imunológico, reduzindo o mau colesterol (LDL) no sangue e atuando diretamente na formação do tecido nervoso, e o ácido graxo conhecido como linolênico, pertencente ao grupo ômega-3, com poder de regular os níveis de colesterol, previne o entupimento de veias e artérias e a formação de coágulos no sangue. Também é rica em vitamina E e no mineral selênio, importantes substâncias que atuam como poderosos antioxidantes, renovando as células e prevenindo o surgimento de diversos tipo de câncer. Um dos alimentos mais ricos em vitamina B6.

Amêndoa

Grande fonte de fibras, magnésio, cálcio e vitamina E. Seus lipídeos são, em maior parte, monoinsaturados, semelhantes aos do azeite de oliva, abacate e castanhas-de-caju e do pará. Entre as oleaginosas, é a mais rica em vitamina E, importante antioxidante lipossolúvel. Contém quantidades consideráveis de fitoesteróis, que auxiliam a normalização do perfil lipídico. Tem também arginina em sua composição, aminoácido que, entre outras funções, é precursor do óxido nítrico, substância vasodilatadora.

Macadâmia

Assim como as outras nozes, tem uma das maiores quantidades de antioxidantes. Têm 20,97 unidades de antioxidantes em cada 100 gramas. Isso representa 20 vezes mais que as quantidades presentes nas laranjas (1,14), nos espinafres (0,98), nas cenouras (0,04) ou nos tomates (0,31).


Amendoim

Fonte de fitoesteróis, um tipo de gordura presente em óleos vegetais e frutos oleaginosos, com a capacidade de baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue. Auxilia no controle do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue.


Castanha-de-pequi

Tem zinco e iodo, além de cálcio, ferro e manganês. O zinco, associado à vitamina C, combate os radicais livres, retardando o envelhecimento. O iodo estimula a glândula tireoide e evita doenças como o bócio.


Castanha-de-baru

Excelente fonte de cálcio, ferro, magnésio e zinco. Além disso, a castanha-de-baru é riquíssima em proteínas, fibras e com alto valor energético. Tem efeito redutor do colesterol devido ao ômega 9 e é efetiva na prevenção de problemas cardíacos e circulatórios.


Fonte: TAKAHASHI, Paula. Oleaginosas são excelentes para a saúde; conheça o poder de cada uma e veja dicas para consumí-las da forma correta. Saúde Plena (https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2014/09/29/noticias-saude,191498/oleaginosas-sao-excelentes-para-a-saude-conheca-o-poder-de-cada-uma-e.shtml) acesso em 30/11/2021 as 16:37.

Comentários

Postagens mais visitadas