Dica do doutor: faça as pazes com a comida, dando um passo de cada vez.

 De um passo de cada vez



Gosto de pensar em metas como os passos necessários para chegar a um objetivo maior. Quando se tem um longo caminho a percorrer, não adianta imaginar que será possível passar do destino final de uma vez só.

É como decidir correr uma maratona: ninguém sai do sedentarismo e, de cara, consegue cruzar a linha de chegada aos 42 quilômetros, certo? É preciso preparar o corpo e treinar muito para isso.

Quando suas metas tem a ver com reeducação alimentar e mudança de hábitos de vida, é a mesma coisa. Não dá para esperar mudar da noite para o dia comportamentos de uma vida inteira ou de muitos anos. É mais eficiente quebrar metas grandes em metas menores e mais facilmente realizáveis. Por exemplo, pense em alguém que não coma nenhuma fruta, mas tem como objetivo adquirir esse habito. Colocar como meta comer três frutas por dia logo de início seria realista? Certamente não, e portanto, sustentável. E, com o tempo, ir aumentando a frequência, a quantidade, e a variedade de frutas. Não parece mais realista?

Tenha metas realistas! Cada passo é uma vitória no caminho para uma vida saudável.


Não engane a sua fome, Seu cérebro comanda tudo e tentar engana-lo pode aumentar o seu apetite.

O caminho para se relacionar melhor com a comida é colocar atenção no ato de comer, observando o que está sentindo àquela hora e sabendo que comemos por diversas razoes: fome física, vontade, oportunidade, emoções ou distração. Sempre trabalho com quatro tipos de fome. Aprender a identificar, acolher e respeitar cada uma em situações diferentes é o caminho da paz com o corpo e a comida.

Fonte: DERAN, Sofhie. Os Sete Pilares da Saúde Alimentar: aprenda a resgatar uma relação saudável com a comida e o corpo por meio da mudança de hábitos. Editora Sextante. 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas