O CORPO DEPENDE DO FÓSFORO
Tão essencial quanto o cálcio para manter a integridade da massa óssea no nosso organismo, o nutriente ainda não recebeu a fama que merece por tão importante missão. Mas isso está prestes a mudar, veja por quê:
Quando se fala em ossos fortes e saudáveis, a primeira palavra que vem na cabeça como forma de nutrientes é cálcio. Ele é sim, um mineral imprescindível para a nossa constituição óssea, mas não atua sozinho.
O fósforo, embora pouco famoso, é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e age juntamente com o cálcio para manter a integridade da massa óssea e dentaria. Mas essa é só um de entre tantas funções . Ele colabora no nosso sistema digestivo, ajuda a manter um equilíbrio entre os hormônios, e repara as nossas células, otimiza as nossas reações químicas e faz com que os outros nutrientes ingeridos sejam utilizados adequadamente. Além disso, o fósforo promove melhor disposição para o dia a dia e até para fazer exercícios. Tanto que tem ganhado força e aparecer cada vez mais um suplementos alimentares focado para atividade física.
Quando ingerido em quantidades insuficientes, ou se for mal absorvido, pode causar fraqueza, dores nas articulações, enfraquecimento dos ossos, raquitismo e até cárie.
Como muitos alimentos possuem fósforo, é preciso uma dieta muito pobre em nutrientes para que o organismo tenha uma deficiência severa do mineral. Portanto, apenas em caso extremos é necessária uma suplementação específica de fósforo. Há outro risco, que é o excesso dele. Se empolgar com a sua importância e consumir o mineral indiscriminadamente pode gerar problemas nos rins e até afetar o tecido muscular .
O fósforo ajuda também na digestão, ele desempenha um papel importante, já que age na estimulação da riboflavina e da niacina. A primeira ajuda a metabolizar as vitaminas, e a niacina elimina substâncias tóxicas ingeridas pelo organismo. O fósforo também tonifica o sistema digestivo para trabalhar de forma correta, evitando prisão de ventre ou diarreia, sinais de que o aparelho não está bem. Em contrapartida, por ajudar a eliminar toxinas, protege indiretamente os rins, que são os órgãos responsáveis por filtrar as impurezas acumuladas no corpo. Esse efeito cascata do fósforo em atuação com outros minerais regula todo o aparelho excretor.
Comentários
Postar um comentário