DICAS PARA PLANEJAR UMA VELHICE MAIS TRANQUILA

Ja está claro: não adianta nada deixar para se preocupar com o avançar dos anos quando o corpo, a cabeça e o bolso derem sinais de cansaço. Principalmente porque, com o aumento da expectativa de vida e os avanços da medicina, passaremos mais tempo do que nunca sendo idoso. 

É melhor, então, se preparar para um envelhecimento ativo, feliz e com a saúde financeira em dia. Claro que não da pra prevenir todas as doenças crônicas, mas certamente diminuiríamos a incidência de algumas delas e a perda da independência na terceira idade, se pensássemos mais cedo sobre o assunto .
Veja, a seguir o que pode ser feito já para garantir uma velhice pela qual vai valer a pena esperar!

- Tenha um médico para chamar de seu : não estamos falando de check-up que inclui uma batelada de picadas e testes, mas de um profissional que conheça você e os detalhe sobre sua vida. 
"As empresas vendem um padrão, mas é o médico que define sua frequência de exames, e, neste sentido, quanto mais cedo, mais poderemos evitar doenças que só aparecerão décadas depois . Recomendamos uma visita anual desde sempre, a ser ajustada conforme a necessidade de cada um .

- Crie uma reserva de ossos e músculo, cai na terceira idade, o que abre caminho especialmente para dois problemas : a osteoporose e a sarcopenia. Este segundo quadro, caracterizado pela perda da massa muscular, facilita quedas, agrava a diabetes e aumenta a massa gorda em circulação. Ambas as situações podem ser prevenidas ou ao menos atenuadas com estímulos de exercícios físico e alimentação adequada.
Para  os ossos, cálcio e vitamina D, que é obtida preferencialmente por meio de banhos de sol diários. Cultivar logo esses hábitos ajuda a corpo a criar uma espécie de reserva para tempos de dificuldade.

Comentários

Postagens mais visitadas