TOFU

 

O tofu é um tipo de queijo vegetal feito a partir do leite de soja. É originário da China e estima-se que faz parte da culinária oriental há mais de 2 mil anos. Atualmente é muito consumido em todas as partes do mundo, principalmente por quem segue dietas veganas ou vegetarianas, pois é fonte de proteína vegetal.

 

Sua textura é bastante parecida com a de um queijo tradicional e o sabor é suave. Tem poucas quantidades de gordura e não contém glúten ou colesterol. De acordo com a TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), em 100 g de tofu há 68 kcal. Além disso, contém minerais importantes para o organismo como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco e selênio. Por conta desses nutrientes, o consumo regular contribui com a prevenção de alguns problemas de saúde.

 

1.   Ajuda na construção muscular:

 Cada 100 g de tofu oferecem 6,55 g de proteínas vegetais. Esses nutrientes, quando ingeridos, tornam-se aminoácidos dentro do organismo. Assim, o tofu contribui com a construção, o fortalecimento e a reparação de tecidos como o muscular, além de ajudar na produção de enzimas, hormônios e anticorpos. Por isso, consumir tofu regularmente ajuda na manutenção da massa muscular, saúde óssea e imunidade. É uma excelente opção para quem não deseja consumir proteína animal.

2.   Ajuda no controle do colesterol:

 O tofu é um alimento que não tem colesterol na sua composição, por ser de origem vegetal. A ingestão de proteína de soja para substituir a versão animal

3. Previne doenças cardiovasculares.

 4. Faz bem para os ossos.

 5. Alivia sintomas da menopausa

 

Como consumir?

 O tofu é um alimento muito versátil, que pode ser utilizado em diversas receitas doces e salgadas. Ele costuma substituir o queijo nas preparações culinárias. Pode ser consumido cru, grelhado, cozido, no feijão, em patês e pastas, defumado, refogado com temperos e em recheios de tortas. A seguir, veja algumas sugestões para incluir o tofu com mais frequência na dieta: Pão de queijo vegano; Bolinho de legumes; Lasanha; Legumes gratinados; Pizza; Cremes e sopas; Mousse; Pudim; Cheesecake; Pavê; Saladas.

 

 Fontes: Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia)

Comentários

Postagens mais visitadas