MACARRÃO

     Presente na alimentação de todos os povos, o macarrão é produzido, basicamente, a partir de pasta de cereais e água. A facilidade na preparação e as inúmeras possibilidades de acompanhamentos fazem com que o alimento conquiste cada vez mais paladares. Além de ser uma opção leve, o macarrão é nutritivo e energético.

    Os carboidratos, principais nutrientes da massa, funcionam como uma fonte de energia facilmente disponível. O macarrão integral é uma boa opção para quem se preocupa com a saúde, pois possui mais fibras alimentares e maior quantidade de vitaminas e sais minerais do que o macarrão de farinha de trigo refinada.


Inúmeras vantagens

    São muitos os benefícios nutricionais do macarrão, que reúne baixas concentrações de sódio, gordura e colesterol. Considerada um alimento com baixos níveis glicêmicos, a massa leva mais tempo do que o pão ou o arroz branco para ser digerida pelo organismo. Desta forma, ajuda a prolongar a sensação de saciedade e manter os níveis de açúcar estáveis no sangue após a refeição.



Adicione proteínas ao prato

    Depois de almoçar ou jantar um prato de macarrão com molho, não demora muito tempo e você pode sentir fome novamente. Isto é sinal de que a sua refeição ficou incompleta, com proteínas faltando.
    Por isso, o ideal é combinar de 15 a 20 gramas de proteína magra, como salmão ou grão-de-bico, com uma ou meia xícara de macarrão cozido. Aposte numa porção de carne magra, como um filé de peixe ou um peito de frango grelhado.


Deixe o macarrão mais colorido

    Que prato colorido é sinônimo de prato saudável você, provavelmente já ouviu falar, cores diferentes indicam uma variedade de alimentos na refeição. Portanto, um macarrão mais colorido também é um macarrão mais saudável.


Opção mais saudável é adicionar folhas verdes ao macarrão (Foto: Divulgação)


Comentários

Postagens mais visitadas