BATATA DOCE


A batata-doce se tornou muito popular entre os frequentadores de academias por ter um baixo índice glicêmico. Mas quais serão os seus outros benefícios? Este tubérculo saborosíssimo guarda uma grande surpresa. Coma uma batata-doce assada em vez de uma batata-inglesa assada e reduza 30% o aumento da glicose no sangue! Comparada às batatas comuns, também chamadas de bombas de amido, a batata-doce está entre as de mais baixa carga glicêmica. E o fato de ser muito rica em nutrientes e fibras que combatem doenças a torna um ótimo alimento.

A batata-doce é extraordinariamente rica em carotenoides, pigmentos laranja e amarelos que ajudam o organismo a reagir à insulina. E, por mas improvável que pareça, o café e a batata-doce têm algo em comum: ambos são ricos em ácido clorogênico, composto vegetal natural que pode ajudar a reduzir a resistência à insulina.

A vitamina C pode não passar pela sua cabeça ao pensar na batata-doce, mas ela é uma excelente fonte. A informação é importante caso você esteja lutando contra níveis elevados de glicose no sangue, pois a força antioxidante dessa vitamina pode ajudar a prevenir lesões arteriais. A vitamina C também ajuda a combater doenças cardíacas e complicações decorrentes do diabetes, como lesões nervosas e oculares.

Como muitos outros alimentos saudáveis, a batata-doce é um daqueles que adoramos combinar com ingredientes nem sempre benéficos, como manteiga e óleo para fritura.

Bônus para a saúde
Um estudo recente feito com quase 2 mil homens revelou que aqueles cuja alimentação era mais rica em betacaroteno e vitamina c tinham mais chances de sobreviver ao câncer de próstata do que os que consumiam menos desses dois nutrientes.

Comer batata-doce é uma tática inteligente para aqueles que sofrem de hipertensão arterial. Ela é rica em potássio, mineral que sabidamente baixa a pressão arterial. A batata-doce tem mais potássio do que a banana!

FONTE: Revista Veja.

Comentários

Postagens mais visitadas