Essa fruta possui 7cm de diâmetro e ela é formada por uma casca não comestível, dura e lustrosa de cor avermelhada, finalizada por um cálice em forma de coroa. A sua parte interna se compõe em 6 cavidades formadas por membranas brancas e amargas, não comestíveis e cheias de sementes recobertas por uma gelatina de cor vermelho-rubi, muito suculentas, refrescantes e com sabor agridoce. Muitos optam consumir a polpa e descartar as sementes. Muito consumida no oriente médio e ocidente, dizem que seu consumo no fim do ano traz boa sorte e bons presságios. Sua arvore, a romãzeira pode chegar aos 10 metros de altura, porém a sua variação comercial chega aos 3,5 metros. Ela dá flores vermelhas e seus frutos são colhidos 6 meses após a floração. É importante que, para a colheita da romã, ela termine o seu processo de amadurecimento, pois este não prossegue após a fase da colheita.
Saúde
• É bom para:
Todos. A romã é rica em antioxidantes que ajudam a prevenir a danificação das células e estresse; e quem sofre de constipação intestinal, porque tem uma boa quantidade de fibras.
• É ruim para:
Aquelas pessoas que não podem consumir ou que precisam controlar o consumo de açúcar, já que 14% do peso total da fruta é composto por açucares simples.
Como se prepara:
• Separe duas romãs medias e 700 ml de agua. Corte as romãs ao meio, separando suas sementes e rasgando a casca. Usando uma colher de pau bata na parte da casca da romã em cima de um recipiente até que quase todas as sementes tenham caído. Provavelmente ainda sobrarão algumas sementes grudadas na casca, usando as mãos termine de removê-las. Coloque todas as sementes no liquidificador junto com a água e bate durante 1 minuto ou até que fique bem homogêneo.
Passe tudo o conteúdo aos poucos por uma peneira bem fina e com a ajuda de uma colher esprema bem a mistura até extrair todo o suco. Depois é só servir, se desejar, adicione açúcar para um sabor mais adocicado.
Fonte: CTENAS, Maria Luiza de Brito. Receitas, produção, estilismo culinário. CARAS. Acesso em 30-07-2021.
Comentários
Postar um comentário