Benefícios das folhas verde-escuras

 



As folhas verde-escuras são importantes para o bom funcionamento do corpo humano. Para começar, elas possuem altas quantidades de antioxidantes, que combatem a ação gradual dos radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento das células e pelo aparecimento de doenças.

Os antioxidantes também estimulam o sistema nervoso a formar novas ligações entre suas células, ação que melhora o raciocínio e ajuda a preservar a memória por mais tempo.

Os benefícios das folhagens verde-escuras não param por aí. Elas fornecem uma grande quantidade de minerais, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina K, potássio e fibras.

Há uma preocupação com o consumo de proteínas, carboidratos e potássio, mas o magnésio tem sido deixado de lado, por isso ressaltamos a importância em consultar um especialista em nutrição esportiva para orientações mais assertivas.

 

A falta do nutriente pode causar fraqueza, sonolência, cãibras, náuseas e até confusão mental. Consegue adivinhar quais vegetais podem suprir essa carência de magnésio? Isso mesmo: as folhagens verde-escuras!

Agora é a hora de colocar os conhecimentos em prática. Veja a lista de folhas verdes que você pode incluir na sua dieta:

 

·       Agrião;

·       Couve;

·       Chicória;

·       Brócolis;

·       Rúcula;

·       Espinafre;

·       Escarola;

·       Alface (lisa, crespa, mimosa ou roxa);

·       Coentro;

·       Endívia;

·       Mostarda;

·       Acelga (também conhecida como couve chinesa);

·       Repolho.

·       Dicas para ingerir as folhas escuras

 

As folhas escuras tendem a apresentar um sabor mais forte, marcante e até picante, podendo não ser muito agradável para as pessoas que não estão acostumadas a comer salada.

 

Isso não é motivo para desistir delas!

 

Comece educando o paladar aos poucos e usando as folhagens em outros pratos, como quiches, suflês, risotos, sucos e até pizzas. Depois, acrescente as folhas na salada, em conjunto com outros vegetais. Se for necessário, utilize um molho caseiro para incrementar a salada.

Em pouco tempo você estará com toda disposição e vontade de saborear um prato cheio de folhas verdes e com muitos nutrientes.

Atenção: Comer somente de vez em quando não vai trazer o resultado desejado. A recomendação é de que elas sejam incluídas diariamente nas refeições.

 

Fonte : Camila Rafa (NUTRICIONISTA )

 

Comentários

Postagens mais visitadas