Grão de bico: benefícios e consumo

 

O grão-de-bico é uma leguminosa do mesmo grupo do feijão, da soja e da ervilha e é uma excelente fonte de cálcio, ferro, proteína, fibras e triptofano. Por ser muito nutritivo, o consumo de pequenas porções, em conjunto com uma dieta equilibrada poderia proporcionar diversos benefícios para a saúde, prevendo o surgimento de doença crônicas, como a diabetes e o câncer.

O grão-de-bico pode trazer vários benefícios para a saúde, como:

Ajuda a reduzir a absorção de colesterol no intestino, já que é rico em antioxidantes, saponinas e fibras solúveis, evitando o risco de doenças cardiovasculares;

Fortalece o sistema imunológico, pois possui vitamina E e vitamina A, além de ser rico em zinco, sendo esses nutrientes essenciais para aumentar a defesa do organismo;

Ajuda a manter a saúde dos músculos, por ser rico em proteínas, sendo considerada uma excelente opção para quem não consume proteínas de origem animal, pois possui grande parte dos aminoácidos essenciais para o organismo;

Ajuda a combater a depressão, por conter triptofano, um aminoácido que estimula a produção de hormônios do bem-estar, e zinco, um mineral que normalmente é encontrado em menor quantidade durante essa condição;

Melhora o trânsito intestinal, já que é rico em fibras, o que favorece o aumento do volume das fezes e os movimentos intestinais, melhorando a prisão de ventre;

Ajuda a regular o açúcar no sangue, pois fornece fibras e proteínas que ajudam a manter a glicemia controlada;

Ajuda a prevenir anemias, por ser rico em ferro e ácido fólico, sendo uma excelente opção para as mulheres grávidas.

Mantém a saúde dos ossos e dentes, pois possui cálcio, fósforo e magnésio, que são micronutrientes essenciais para prevenir doenças como osteoporose e osteopenia.

O grão-de-bico também poderia favorecer a perda de peso, já que aumenta a sensação de saciedade devido ao seu teor de fibras e proteínas.

Além disso, poderia também ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, já que contém saponinas, as quais possuem atividade citotóxica, estimulando o sistema imune e destruindo as células malignas, assim como outros antioxidantes, evitando o dano causado pelos radicais livres nas células.

 


Como consumir:

·       Snacks: em forma de chips ou como grãozinhos torrados, são boas pedidas para os lanches. Mas, outra vez, vale atenção à quantidade de sódio.

 

·       Conservas: são perfeitas para compor saladas e vinagretes. Entretanto, há marcas que exageram no teor de sal. Compare os rótulos.

·       Ao natural: o grão seco é o formato mais tradicional encontrado no mercado. “A maior vantagem é preservar os nutrientes”, opina Lara Natacci.

 

·       Cozido e fechado a vácuo: aqui, a praticidade é o destaque. “Excelente alternativa para preparar cozidos e substituir o feijão”, indica a nutricionista.

 

·       Rodízio de leguminosas: Para quem conta com brechas na correria do cotidiano, a sugestão é se render às artes culinárias. “Vale se aventurar e descobrir diferentes modos de preparo”, sugere a médica Marcella Garcez Duarte, da Associação Brasileira de Nutrologia.

 

Que fique claro: grão-de-bico é opção bem-vinda a todos os cardápios, e não apenas à turma que cortou a carne. Nem é para substituir o nosso arroz com feijão de cada dia por ele, mas desvendar outras possibilidades.

 

Fonte: ZANIN, Tatiana. 8 Benefícios do grão-de-bico e como consumir. Tua Saúde (www.tuasaude.com/benefícios-do-grão-de-bico). Acesso em 20/08/2021.

 

Comentários

Postagens mais visitadas