Vinho do Porto
Mítica bebida licorosa portuguesa, o Porto tem o teor alcoólico elevado, em geral entre 19 e 22 graus. É um produto que tem a chamada “Denominação de Origem”. Podem tê-la só os vinhos produzidos com uvas de uma área demarcada à beira do Rio Douro, na região da cidade do Porto. Além disso, em sua fabricação, a fermentação do mosto, que transforma todos os açucares da uva em álcool, deve cessar com adição de aguardente vínica; deve haver vários lotes de vinhos, o que é conhecido como lotação, o vinho deve ser do tipo que pode envelhecer.
O resultado é um vinho de sobremesa com uma enorme diversidade de aromas, notável persistência no paladar, e uma variada gama de sabores e de cores.
São produtos variados. a cor pode variar da violácea-escura, quando são jovens, a tons amarronzados ao envelhecerem. Há também brancos e rosa. Eles podem ser muito doces, doces, meio secos, secos e extra-secos.
Saúde
• É bom para:
Quem aprecia uma boa bebida, se ingerido com moderação, pois pode elevar no sangue os níveis do bom colesterol e ainda reduzir o risco da formação de coágulos e do diabetes.
• É ruim para:
Consumir em demasia, porque como todas as bebidas alcoolicas, pode levar a dependência com os riscos conhecidos: cirrose hepática, diabete tipo 2, e outras moléstias.
Como se escolhe
Encontra-se em adegas e nos mercados. A denominação Ruby indica que envelheceu em um tonel de madeira e será mais frutado e escuro. Já os Tawny terminaram o envelhecimento em toneis menores e são mais complexos. Às vezes, a garrafa traz o tempo que envelheceu. Os mais antigos são complexos e mais caros. O branco é feito de uvas brancas, vendido jovem, e portanto, é mais frutado.
A palavra “Reserva” indica que o vinho é feito com as uvas de qualidade e a “Vintage”, feito com as uvas de qualidade fora do comum e engarrafados em anos especiais. Já a “Late Bottle Vintage” (LBV), indica que o vinho terminou de envelhecer engarrafado.
Vinho do Porto é uma bebida de mesa por excelência. Você pode aprecia-lo em uma boa taça, servir acompanhado de sobremesas diversas. O Porto também pode ser fervido, até se tornar uma espécie de calda, que é utilizada para regar carnes fortes ou até mesmo o famoso foie gras.
Fonte: CTENAS, Maria Luiza de Brito. Receitas, produção, estilismo culinário. CARAS. Acesso em 13-08-2021.
Comentários
Postar um comentário