COMO INCLUIR ALGAS NA ALIMENTAÇÃO


 

Conhecidas por serem superalimentos, há quem diga que as algas são o ingrediente do futuro. Ricas em vitaminas, proteínas e ácidos graxos, elas podem substituir fontes de origem animal em preparos e agregar sabor as refeições. A seguir confira três armas do inclui-las no seu cardápio:

 

Substituto da Gelatina: O ágar-ágar tom propriedades elásticas similares ás da gelatina nas receitas é possível inclui-lo no preparo de doces como balas, mousses e flans.

 

Suplementação: Microalgas como as spirulina e a chlorella fontes de proteína e podem ser adicionadas em shakes, sucos, pastas, patês, molhos ou mesmo nas próprias refeições.

 

Nos laticínios: Alguns queijos, iogurtes e bebidas fermentadas já possuem algas na composição, especialmente na adição de óleos ricos em ácidos graxos como o ômega 3.

 

 

RESISTÊNCIA A INSULINA

Uma condição que tem afetado cada vez mais pessoas é a resistência à insulina - hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. Quando as células no corpo não respondem normalmente à insulina, a glicose não consegue penetrar nas células com a mesma facilidade e, por isso, se acumula no sangue, fazendo com que o pâncreas produza mais insulina para regular esse acúmulo, causando uma disfunção. Vale ressaltar que altas doses de glicose no sangue podem ser tóxicas e levar ao desenvolvimento do diabetes.

O excesso de peso é um fator de risco importante, uma vez que o acúmulo de gordura corporal leva a uma inflamação crônica, o que gera automaticamente certa resistência à insulina. Por outro lado, a resistência à insulina também é considerada causa de ganho de peso.

Essa situação pode ser revertida em grande parte dos casos, por meio da adoção de hábitos mais saudáveis.

 

 

A suplementação de vitaminas e nutrientes como vitamina D, ferro, vitaminas do complexo B, magnésio e zinco tem peso fundamental para evitar a fadiga crônica.

 

ONDE ENCONTRAR MAIS VITAMINAS?

 

Arroz Integral: 0,4 mg

Sementes de Girassol: 0,4 mg

Lentilha: 0,2 mg

Amendoim: 0,2 mg

Salmão: 0,5 mg

Comentários

Postagens mais visitadas