5 ALIMENTOS ALIADOS DA SAÚDE BUCAL


  • Maçã: Possui fibras e nutrientes que combatem as bactérias na boca e as cáries. Também estimula a produção de saliva e massageia a gengiva, reduzindo o risco de doenças periodontais.

 

  • Queijos e iogurtes: Ricos em cálcio e fósforo, minerais que fortalecem o esmalte dos dentes e previnem a erosão dentária.

 

  • Folhas verde-escuras: São fontes de cálcio, vitaminas e minerais importantes para a saúde bucal. A clorofila neutraliza odores desagradáveis na boca e reduz o mau hálito.

 

  • 2 Vitamina C: Alimentos com o nutriente ajudam a fortalecer os tecidos que sustentam os dentes, prevenindo a gengivite e outros problemas periodontais.

 

  • Ovo: Éimportante para a formação e reparação dos tecidos da boca. Como possui vitamina D, ajuda a absorver o cálcio dos alimentos e fortalece os dentes.


TROCA ESPERTA - PUDIM

 

TRADICIONAL: Preparado com leite condensado, leite e ovos, é rico em açúcares refinados, que podem desencadear doenças crônicas, como diabetes e obesidade. 100 g contêm 120 kcal, 20 g de carboidratos, 3,2 g de gorduras totais e 3,2 g de proteina.

FIT: Feito com biomassa de banana verde, iogurte natural desnatado, leite em pó desnatado, farinha de aveia e açúcar de coco, possui maior valor proteico e baixo índice glicêmico. 100 g contêm 95 kcal, 10 g de carboidratos, 2,1 g de gorduras totais e 7,2 g de proteína.

 

PRÉ-DIABETES E A INFERTILIDADE MASCULINA

O pré-diabetes prejudica o perfil hormonal, metabólico e seminal dos homens, diminuindo a possibilidade de concepção. "Alguns estudos já mostraram que a condição de pré-diabetes tem uma correlação com a infertilidade, afetando principalmente a qualidade do esperma", esclarece

Fernando Prado, especialista em Reprodução Humana. Isso ocorre porque o metabolismo prejudicado da insulina e da glicose, juntamente com o estresse oxidativo típico do quadro, leva a modificações no metabolismo testicular. Mudanças no estilo de vida e na dieta podem reverter a condição.

 

O chá de capim-limão tem propriedades anti-inflamatórias e é muito consumido para estimular as funções do fígado e melhorar a digestão

- BEATRIZ SCHWAN, NUTRICIONISTA

Comentários

Postagens mais visitadas