ESPINAFRE
ORIGEM
E TIPOS
Na Ásia, surgiu o espinafre do tipo chamado
verdadeiro, de folhas pequenas e redondas; da Nova Zelândia, veio o outro tipo,
com folhas triangulares, folhas verde-escura, comumente usados.
Na Idade Média o espinafre era tão popular na
Europa que em épocas de escassez se utilizava as folhas de beterraba e de nabo
como substitutos. Os espanhóis desenvolveram a colheita do espinafre, durante o
século VIII e provavelmente o trouxeram para o resto do mundo. Durante o século
XVII, o espinafre demonstrou sua popularidade sendo cozido com açúcar e usado
em sobremesas.
MODO DE COMPRAR:
- Escolha os de folhas frescas, cor verde-escura, sem marcas de insetos;
- 2 maços de espinafre – cerca de 1 quilo – dá para 4 pessoas;
- Por se deteriorar rapidamente, é conveniente consumir logo após a compra;
- A melhor época para comprar é de julho a novembro.
MODO DE CONSERVAR:
- Fora da geladeira: Só deve ser mantido na temperatura ambiente de um dia para o outro, desde que fique numa vasilha com água, num local arejado;
- Na geladeira: Antes, lave bem em água corrente, escorra o excesso de água, coloque num saco plástico individualmente, isto é, não misturado com outras hortaliças ou frutas, e guarde na gaveta inferior. Assim, o espinafre suporta por 2 ou 3 dias, no máximo, 5 dias.
- Para congelar: Após lavar bem, como já foi dito, seque bastante, escorrendo toda a água. Em seguida, acondicione-o em saco plástico, retirando totalmente o ar interno. Desta maneira, pode ser conservado durante 30 dias, pelo menos.
MODO DE CONSUMIR
- É aconselhável utilizar todas as partes do espinafre: - flores, - folhas, - talos, na preparação de pratos variados, conforme a criatividade culinária de cada um, tais como refogados, sopas, cremes, suflês, recheios diversos (pizza, lasanha, panqueca, etc.).
- Também convém aproveitar o caldo, quando for cozinhar a hortaliça, em virtude da grande concentração de nutrientes ali contida. Uma boa medida é cozinhar no vapor, usando panela própria, ou improvisar, através da colocação de uma vasilha (peneira, por exemplo) sobre uma panela maior, com água fervente.
COMPOSIÇÃO
- É rico em vários sais minerais: - ferro, - sódio, - potássio, - cálcio, - cloro, - fósforo, - magnésio; - Vitaminas: - C, - A, - Betacaroteno; - Tem boa fonte de fibras e a maior concentração vegetariana de proteínas.
VALOR CALÓRICO
- 100 gramas de espinafre cru fornecem 22 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
- Ótima indicação para pessoas desnutridas e anêmicas, combate a alta pressão do sangue, arteriosclerose e artrites, bom estimulante dos intestinos, principalmente quando ingerido acompanhado de maçã com a casca.
CONTRA INDICAÇÃO
- As pessoas com gastrite e/ou úlcera do estômago (devido à estimulação das secreções gástricas), não devem consumir espinafre. Além disso, como tem grande concentração de ácido oxálico, este interfere na absorção do ferro e do cálcio, além de contribuir para a formação de cálculos (pedras) nos rins e na bexiga, portanto, deve ser consumido com moderação pelas pessoas que têm tendência a esses distúrbios ou que já apresentem os sintomas.
FONTE : A a Z
Comentários
Postar um comentário