05 VILÕES DO INTESTINO


Diarreias constantes, prisão de ventre, gases e dores abdominais são frequentes na população, mas poderiam ser evitados com mudanças na dieta. Abusar de grãos integrais, frutas e vegetais, evitar excesso de carne vermelha e álcool, e diagnosticar eventuais intolerância são formas de evitar descontos e doenças mais graves, como o câncer.

1- Excesso de carne vermelha: existem evidências científicas de que a carne  vermelha e os embutidos conteriam certas substâncias que, em excesso teriam efeitos carcinogênicos para os humanos. Quando esses alimentos são consumidos sem acréscimo de fibras, essas toxinas permanecem mais tempo em contato com o organismo, aumentando o risco de tumores. Ainda são necessárias mais pesquisas sobre o tema, mais a maioria dos nutricionistas sugere que a ingestão desse item seja moderada, também devido à presença de gordura. Sempre que consumir um bife, lembre-se de incluir bastante salada no prato para compensar. 

2- Alimentos refinados: os benefícios das fibras para a saúde é incontestável. Apesar disso, pouca gente consegue ingerir a quantidade recomendada diariamente. Isso ocorre, em parte porque a dieta contemporânea é muito rica em produtos como pães, massas, arroz e biscoito feitos com grãos refinados. Eles reúnam nos restaurantes, lanchonetes e nos produtos industrializados que consumimos em casa. O consumo insuficiente de frutas e vegetais só intensifica o problema - não é a toa que o câncer de cólon tornou-se mais comum e tanta gente sofre de distúrbios intestinais.

3- Bebidas Alcoólicas: Vários estudos científicos apontam a relação entre o consumo abusivo de álcool e a incidência de diversos tipos de câncer, até mesmo os que atacam op trato gastrointestinal. A exposição crônica á bebida leva a alterações na absorção de nutrientes. Além disso, gera agressões nas mucosas que aumentam o risco de alterações nas células. 

4- Excesso de glúten: para quem sofre de intolerância permanente (doença celíaca) ou parcial ao glúten, essa proteína presente em grãos como trigo  e  cevada deve ser totalmente eliminada ou consumida com moderação, sob risco de causar diarreias, infertilidade e outros problemas de saúde. Para certos especialistas, porém, a dieta ocidental abusa de produtos com glúten. E, em excesso, as moléculas que compõem essa proteína também teriam efeito tóxico, alterando a permeabilidade e a absorção de nutrientes. Mas é importante frisar que nem todos os nutricionistas concordam com essa tese Para a maioria, o glúten deve ser eliminado apenas por quem não consegue, comprovadamente, dirigi-lo. 


5- Comida mal lavada: higienizar corretamente os alimentos, bem como lavar bem as mãos antes de preparar as refeições, evita ingestão de micro-organismos causadores de doenças. A maior parte dos casos de gastroenterite infecciosa, que tem como sintoma principal a diarreia aguda, é causada por vírus, mas também há parasitas e bactérias perigosas como a Salmonela e a Listaria. é importante armazenar alimentos como ovos, leites de carnes na geladeira, além de descartar produtos com cheiro ou aparência alterados, assim como lavar bem os vegetais, de preferência com hipoclorito  de sódio . Vale lembrar que as carnes e os ovos também devem ser bem cozidos para evitar infecções.

Comentários

Postagens mais visitadas