CHIA, UMA SEMENTE DISCRETA E PODEROSA



Ela é minúscula e quase não duvide quando alguém diz que a chia é um superalimento. Originário do México e de países da América Central, essa sementinha escura foi parte importante da dieta dos antigos maias e asteca, e seu nome é sinônimo de "força". Repleta de fibras, a chia é o complemento perfeito para quem quer emagrecer e controlar o nível de glicose no sangue, já que torna sua absorção mais lenta, demandando menos insulina. Quando as sementes são colocadas de molho, elas se incham, formando um gel- algo que também acontece no estômago. Assim, você se sente saciada com uma quantidade menor de comida. Essa propriedade faz com que muitos nutricionistas indiquem a chia hidratada como substituta da gordura em receitas de cremes e sobremesas, sem acrescentar muitas calorias ou gordura. 

A chia ainda conta com boa dose de proteínas, por isso é muito usada no preparo de shakes após a prática de atividades físicas. Junto com outros hábitos saudáveis, seu consumo pode levar á perda de peso e ao ganho de massa muscular, algo que já foi testado em experimentos. Como se não bastasse, a chia é um excelente fonte de ômega 3, por isso é considerada uma aliada na prevenção de doenças do coração e do cérebro. O efeito anti-inflamatório desse tipo de gordura é útil até para quem quer vencer a celulite 

MODO DE USAR:  a chia pode ser utilizada na preparação de diversos pratos, como pudins, pães, tortas, mousses, sucos e vitaminas, ou polvilhada na comida e na salada de frutas. E a nutricionista Jaqueline Fagundes dá uma dica para lá de útil: Aqueles que não podem consumir ovos devem utilizar a chia como substituto nas receitas. Para cada ovo a ser substituído, utilize 1 colher de semente de chia e 3 colheres de água. Deixe de molho de 15 a 30 minutos. Depois, é só juntar os outros ingredientes. 

MAIS FIBRAS E ÔMEGA 3 PARA O PÃO DE CADA DIA 

Pesquisadores da USP testaram o uso de farinha de chia em substituição á de trigo na produção de pães. Os resultados foram positivos e, de acordo com a equipe, o consumo de 3,5 unidades ao dia do produto aumentaria a ingestão de ômega 3 em até 1% , além de fornecer fibras. A opção também é útil para quem sofre de doenças celíacas e não pode consumir farinha de trigo. A única desvantagem é o preço, mais elevado que o de outras farinhas 

APETITE CONTROLADO , QUANDO AS SEMENTES DE CHIA SÃO COLOCADAS DE MOLHO, ELAS SE INCHAM, FORMANDO UM GEL, ALGO QUE TAMBÉM ACONTECE NO ESTÔMAGO.

                                                       VALOR NUTRICIONAL 

Cada 100 gramas de semente de chia fornecem: 

Calorias: 490 kcal
Carboidratos: 44g
Proteínas: 20g
Fibras alimentar: 38g
Ômega 3: 17552mg
Cálcio: 672 mg 
Magnésio: 392mg

FONTE: Coleção Viva Saúde Especial 

Comentários

Postagens mais visitadas