O suco integral de uva e o vinho tem os mesmos benefícios?

 

O vinho tinto e o suco de uva integral possuem antioxidantes e nutrientes semelhantes, mas o suco de uva integral é mais saudável e não causa dependência; é menos calórico e indicado para quem quer controlar o peso. Ainda faltam evidências científicas que comprovem os benefícios do vinho para o coração. Os especialistas recomendam trocar o vinho pelo suco de uva, uma vez que o álcool faz mal para o organismo.

Provavelmente, você já ouviu alguém dizer que beber uma taça de vinho por dia faz bem à saúde. No entanto, apesar de ser considerada saborosa para muitos, a bebida deve ser consumida com bastante moderação, já que o álcool traz diversos malefícios para o organismo e também pode causar dependência. E, para quem busca benefícios em uma bebida, o suco de uva integral surge como uma opção mais saudável.

"É importante ressaltar que o consumo de vinho ou suco de uva integral de forma isolada não é suficiente para melhorar a saúde e a qualidade de vida. E é necessário sempre optar pela versão integral, sem adição de açúcar, já que os néctares possuem muito açúcar e aditivos como corantes", destaca Andrea Bonvini, docente do curso de nutrição da Universidade Anhembi Morumbi.

 


 

Quais são os benefícios?

Como os nutrientes de ambas as bebidas são semelhantes, os benefícios para a saúde também são. No entanto, por não ter álcool, o suco de uva integral é mais saudável e não causa dependência. A bebida integral contém antioxidantes que estão associados à diminuição do risco de diversas doenças. Entre eles, destaca-se principalmente o resveratrol, importante para combater os radicais livres do organismo. Essas substâncias nocivas causam danos às células e contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

 

Além disso, o suco de uva integral favorece o aumento da produção da lipoproteína de alta densidade (HDL, ou colesterol "bom"), que faz o transporte reverso do colesterol dos tecidos para o fígado e reduz a produção de LDL (o colesterol "ruim"), que pode se acumular na parede dos vasos e causar a aterosclerose.

Por ter potássio em sua composição, o suco ajuda a controlar a pressão arterial do organismo. Esse mineral auxilia o corpo a reduzir o excesso de sódio e relaxa as paredes dos vasos sanguíneos. Os polifenóis presentes na bebida evitam o envelhecimento das células cerebrais e diminuem o risco do estresse oxidativo. Além disso, os antioxidantes melhoram a circulação cerebral.

 

Então, qual a quantidade de ingestão recomendada?

A recomendação de ingestão diária de vinho é de, no máximo, uma taça por dia. "Do ponto de vista cardiovascular e dietético, o consumo de 100 ml de vinho três a cinco vezes por semana não é maléfico", diz Buchler.

Já no caso do suco de uva integral, a indicação é consumir cerca de 200 ml por dia. "O melhor é aguardar um intervalo de, mais ou menos, uma hora após a ingestão dos alimentos ou beber meia hora antes de se alimentar. Evitar beber durante as refeições ajuda na digestão e não inibe a sensação de saciedade", diz Credidio.


Referência: TBCA (Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos).

Fonte: Viva Bem - UOL.


Comentários

Postagens mais visitadas