Qual a melhor hora?

 


O MELHOR HORÁRIO PARA:


18:30 MEDITAR: praticar no finalzinho da tarde facilita a transição do trabalho para casa, alivia a tensão e estimula a criatividade, sem contar que induz uma melhora no sono depois.

 

19:00 PRATICAR ESPORTE: você está mais forte, rápido e flexível. Com o aumento da temperatura corporal e do condicionamento, vai ganhar em rendimento.

 

19:30 JANTAR: nada de ficar muito tempo de barriga vazia. Busque fazer uma refeição mais leve. Excessos geram azia e má digestão e chegam inclusive a piorar a qualidade do sono.

 

20:00 SAIR COM AMIGOS: se der para encaixar, a socialização é tão importante quanto cuidar do corpo . Modere no álcool e evite ficar até altas horas (se for durante a semana)

 

21:30 TOMAR UM BANHO MORNO: nem água gelada nem pelando. Uma ducha morna ajuda a amansar o corpo e a mente, preparando o organismo para o repouso noturno

 

22:30 LER E DORMIR: levamos, em média 20 minutos pegar mesmo no sono. Então aproveite para ler um livro (de papel) por prazer e depois se entregar ao sono.

 

QUAL O SEU CRONOTIPO?

·       Teste de Cronotipo

O ciclo de vigília e sono de todas as pessoas dura cerca de 24h (ou seja, é um ciclo circadiano). Ainda assim, cada pessoa tem seus horários de preferências para dormir e acordar. O cronotipo é o nosso perfil de preferência circadiana. O teste definirá o seu cronotipo.

 

 

ENTENDA COMO A CRONOBIOLOGIA NOS DIVIDE:

·       MATUTINO

12% DAS PESSOAS:  esse é o perfil de quem dorme e acorda cedo. Mal levanta e já esbanja bom humor. Em geral, o indivíduo fica mais disposto pela manhã. Ao anoitecer, vem a sonolência. Não suporta ficar acordado até a tarde.

 

·       VESPERTINO

8% DAS PESSOAS: vai para a cama e desperta mais tarde. Seu pico de produtividade ocorre no início da noite. Por dormirem menos do que precisam, os vespertinos podem cochilar mais durante o dia e abusar do café. E amam ficar na cama nos fins de semana.

 

·       INTERMIDUÁRIOS

80% DAS PESSOAS: também chamados de mistos, representam o grosso da população adulta . Conseguem se ajustar ás mudanças de horário com mais facilidade. Em geral, não têm preferência por horário para estudar ou trabalhar. Mas, ainda assim não pode se descuidar.

 

·       O ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano, é o período de 24 horas em que o relógio biológico interno mantém as atividades e os processos biológicos do corpo como metabolismo, sono e vigília, e é influenciado pela exposição à diferentes tipos de luminosidade ao longo do dia.

 

 

Fonte: Saúde Vital

Comentários

Postagens mais visitadas