ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E CONSUMO DE CÁLCIO!
O consumo de cálcio
A dieta do indivíduo, dividida em refeições diárias, deve incluir alimentos e/ou preparações culinárias que disponibilizem energia e todos os nutrientes em quantidades e proporções equilibradas e suficientes.
A variedade, o sabor, o colorido, a adequada forma de preparo, a utilização do alimento em sua forma natural e o conteúdo de nutrientes indispensáveis à manutenção de boa saúde e qualidade de vida são atributos a se considerar numa alimentação saudável.
Os indivíduos necessitam de alimentos com nutrientes, como vitaminas e minerais, e entre os minerais, destaca-se o cálcio, que tem a função de prevenir perda óssea e fraturas por osteoporose na idade adulta.
Os alimentos, de acordo com suas funções no organismo, estão distribuídos na pirâmide alimentar e devem compor a alimentação diária com a recomendação das porções. Devem ser consumidas diariamente e, no mínimo, três porções do grupo do leite, queijo e iogurte. Os indivíduos que precisam de quantidades maiores de cálcio por necessidades fisiológicas especiais (como lactação, adolescência e após os 50 anos) devem preferir os leites enriquecidos (em cálcio, vitaminas a e d), assim como iogurtes enriquecidos com cálcio e vitamina d.
Como escolha inteligente do grupo do leite, a melhor opção é a com redução de gordura (do tipo saturado), mas que continua sendo boa fonte de cálcio, vitaminas hidrossolúveis e proteínas de alto valor biológico.
Indivíduos com controle de ingestão de energia e gordura (incluindo colesterol, devem ingerir iogurtes desnatados, light e 0% de gordura, queijos magros, light ou produzidos com soro, como a ricota).
Para melhorar a função intestinal, os leites fermentados com lactobacilos e iogurtes adicionados de bacilos/bifidobactérias também são escolhas inteligentes.
O grupo das verduras e legumes, principalmente os de
cor verde-escura, como escarola, couve, agrião e espinafre, também contém
cálcio. O grupo dos peixes e frutos do mar, como sardinha, manjuba, lambari e
ostras, também contribuem para totalizar a quantidade recomendada de cálcio na
dieta.
Comentários
Postar um comentário