CUCA FRESCA - O PODER DO LIMÃO


Com poder de ação no sistema nervoso, a fruta  pode ser uma aliada na prevenção de doenças como o Parkinson e o Alzheimer.


O limão também possui propriedades que protegem o cérebro. "A casca da fruta contém um potente fitoquímico, a tangeretina, que se mostrou eficaz para prevenir distúrbios cerebrais, como o Parkinson", explica a nutróloga Marcela Voris, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Estudos em animais também já mostrararr uma relação entre a substância e a produção de dopamina, um neurotransmissor que tem seus níveis reduzidos nos portadores dessa enfermidade. 


ANTIDEPRESSIVO NATURAL 

Há trabalhos, ainda, que ligam as propriedades antioxidantes da vitamina C à prevenção da demência, incluindo o mal de Alzheimer. Segundo o Instituto Linus Pauling, existem resultados conflitantes. De qualquer forma, evitar a deficiência do nutriente, na visão dos pesquisadores, é uma maneira de garant um envelhecimento saudavel, até mesmo do cérebro. Um estudo publicado no periódico Stress and Health comprovou que os óleos essenciais do limão e da laranja funcionam como como antidepressivo natural, reduzindo a ansiedade e melhorando a concentração. O trabalho, conduzido por cientistas da Universidade de Shizuoka, no Japão mostrou que os limolenos inibiram aumento do hormônio do estresse, evitando tensões fisicas e psicologicas.

Existe até um grupo de pesquisadores, na Universidade Federal de Alagoas que avalia  esse poder terapêutico do limão no combate à ansiedade em dependentes de crack que tentam se livrar da droga. Os professores Olagide de Castro e Eliane Campesatto partiram da literatura científica, que indica a utilidade do óleo essencial contra o estresse. Os resultados ainda não foram publicados. 

MELHORA NO HUMOR 

Aromaterapeutas recomendam que se use o óleo essencial de limão nos ambientes trabalho, para melhorar a concentração e a produtividade. Os benefícios foram observados em vários estudos. Em um  deles, com 21 homens e 35 mulheres, pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio mostraram que o aroma afetou o humor de forma positiva, bem como a liberação de hormônios e até o sistema imunológico dos participantes. Faça você mesmo o teste deixe algumas cascas de limão por perto quando estiver lendo ou trabalhando.

ÁGUA CONTRA CONFUSÃO MENTAL 

A bebida é a mais consumida no mundo e essencial para a saúde. Pura ou temperada com rodelas de limão ou folhas de hortelã é a melhor opção entre os demais líquidos. Segundo a nutróloga Maria Dei Rosario Zariategui de Alonso (SC), membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), "Há extremos de desidratação que levam a déficits cognitivos e quadros de confusão mental". Beba em média dois litros do líquido ao dia. "Porém, quando falamos de esportistas, essa quantidade pode duplicar", conclui. 

-----------------------------------

Fonte: Revista Viva Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas