RINS SEM CRISE
O ácido cítrico do limão também traz outra possível vantagem para os consumidores: menos risco de ter pedras nos rins. O urologista Alex Meller, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que, no organismo, o ácido cítrico é convertido em citrato. Essa substância tende a se unir ao cálcio que está presente na urina de todos nós, formando o citrato de cálcio, que é solúvel e aJuda a fluidificar a urina. "Se não consumirmos quantidades adequadas de citrato, o cálcio irá se unir ao oxalato, outra substância presente na urina", esclarece o médico O oxalato de cálcio é insolúvel, portanto gera cristais. "Se a pessoa tiver uma tendência, esses cristais podem se grudar nos rins, formando o cálculo", acrescenta.
EQUILIBRIO NO PH
O segundo mecanismo pelo qual os cítricos são úteis para evitar as pedras é o equilíbrio do pH, o que exige algum conhecimento de química. De acordo com o urologista, o citrato possui duas cargas negativas, e é utilizado pelo organismo para equilibrar o pH. "Se consumirmos grandes quantidades de componentes ácidos, como sódio ou muita proteína, o pH mais ácido vai consumir o citrato para fazer a compensação metabólica. E então há espaço para que o oxalato se ligue ao cálcio na urina", descreve. Acontece que o pH ácido também estimula a formação de cristais, o que aumenta o risco de cálculos de oxalato de cálcio. O ideal, segundo Meller, é que o pH da urina fique em torno de 6,5 para reduzir as pedras nos rins.
Meller afirma que o consumo de limão e de laranja é muito indicado porque essas frutas são baratas e acessíveis. Mas outros cítricos, como maracujá ou abacaxi, também favorecem o sistema urinário. Ele recomenda que pacientes com propensão a cálculos consumam ao menos duas porções ao dia, como um copo de limonada e uma unidade de fruta cítrica, como laranja ou abacaxi. O melão também é uma fruta rica em citrato e pode ser consumido com esse fim.
ALÉM DO LIMÃO, CONHEÇA A SELEÇÃO VEGETAL PRÓ-RINS
A nutricionista Samara Prozzi elencou cinco alimentos auxiliares da saúde renal.
PEPINO
- Possui 95% de água, é rico em fibras e ajuda na eliminação do excesso de ácido úrico.
- Tem vitamina A, C e do complexo B e potássio. Reduz a pressão arterial e previne a formação de cálculos. Em caso de doença renal, ele deve ser evitado.
- É rica em vitamina C e enxofre, que colaboram com a eliminação de toxinas e de ácido úrico, previnem malefícios à função renal.
MELANCIA
- É composta por mais de 90% de água, o que contribui na hidratação. Ela estimula os rins e evita a retenção urinária.
AMORA
- Com 85% de água, tem vitaminas antioxidantes e minerais que controlam a pressão arterial e previnem problemas renais.
---------------------------------------------------------
Fonte: Revista Viva Saúde
Comentários
Postar um comentário