FÓSFORO OUTRO ALIADO DOS OSSOS
A deficiência de fósforo é incomum, e mais observada em casos graves de desnutrição, problemas intestinais (como a doença celiaca e a de Crohn) e alcoolismo. Os sintomas -perda de apetite e de memória, fraqueza muscular, fragilidade de ossos e dormência nas extremidades - dão ideia da importância desse componente para o organismo. O consumo excessivo de antiácidos também pode reduzir a absorção de fósforo, além de interferir na retenção de vários outros minerais.
Já o excesso de fósforo, geralmente associado a doenças renais pode, ser perigoso para a saúde. Vale mencionar que o mineral também é utilizado como aditivo em alimentos processados e refrigerantes de cola - nesse caso ele é encontrado na forma de ácido fosfórico.
Alguns estudos indicam que a ingestão exagerada de fósforo decorrente do consumo de comida processada em excesso pode estar interferindo na saúde dos ossos da população. Um trabalho feito no Brasil, com mais de 2.300 homens e mulheres com idade média de 58 anos, demonstrou uma associação entre níveis altos do mineral e o risco aumentado de fraturas. Os resultados, obtidos por uma equipe da Universidade de São Paulo, foram publicados no Nutrition Journal.
O consumo de suplementos que contêm potássio e fósforo pode resultar, ainda, no aumento além da conta do potássio circulante, condição conhecida como hipercnliemia.
O quadro é grave e pode causar arritmias cardíacas graves.
"Alguns estudos sugerem que fosfolipídios, como fosfatidilcolina ea fosfatidilserina, ajudariam a proteger mais o cérebro do envelhecimento, já que estão envolvidos na composição dos neurônios "
----------------------------
Fonte: Revista Viva Saúde
Comentários
Postar um comentário