VITAMINA A E CAROTENOIDES: PELE E OLHOS SAUDÁVEIS
A vitamina A (retinol) e um nutriente lipossolúvel, ou seja, solúvel com gordura que é fundamental para a visão - sua deficiência é a principal causa evitável de cegueira do mundo. Mas esse composto também tem papel de honra na formação de outros órgãos, e por isso sua suplementação é preconizada para gestantes e recém-nascidos. Além disso retinol interfere no sistema imunológico e na capacidade reprodutiva.
A dose diária recomendada de vitamina A para adultos é de aproximadamente 700 mcg de retinol, ou cerca de 5 mil unidades internacionais (UI, outra medida bastante utilizada na literatura científica para esse nutriente). É importante alertar que doses exageradas de vitamina A têm efeito altamente tóxico, por isso quem toma suplementos precisa ser acompanhado perto pelo profissional de saúde.
Existem outros compostos presentes em muitos vegetais, porém, que podem ser convertidos em retinol: é o caso dos carotenoides, como o alfa e a betacriptoxantina, também chamados de pró-vitamina A. O bom é que o organism converte essas substâncias apenas quando a vitamina está em falta - por isso o betacaroteno, em excesso, não é tóxico.
Os carotenoides ainda agem como antioxidante, Assim, betacaroteno é sinônimo de pele bonita e bronzeada, cabelos e unhas fortes, visão boa e proteção contra gripes e resfriados, de acordo com diversos estudos.
---------------------------------
Fonte: Revista Viva Saúde
Comentários
Postar um comentário